Vila Buarque aberta tem shows, teatro e feira agroecológica

Mostra com filmes de Ingmar Bergman invade CineSesc

"O Sétimo Selo" ganhou nova sessão no dia 13 de julho, às 21h
Até
17
de julho 2018
Domingo - Segunda - Terça - Sexta - Sábado
Às 21h. No dia 13 de julho, também há sessão às 23h

Cinema

site: www.sescsp.org.br

email: email@cinesesc.sescsp.org.br

telefone: (11) 3087-0500

Mostra tem novas sessões de 'Monika e o Desejo', 'Persona', 'O Sétimo Selo', 'Sonata de Outono', 'Morangos Silvestres' e 'Gritos e Sussurros' em julho

Com mais de 50 filmes em sua carreira, o sueco Ingmar Bergman (1918-2007) é considerado um dos mais cultuados cineastas do mundo. Ele acumulou três Oscar de melhor filme estrangeiro, seis troféus do Festival de Cannes e vários prêmios em Berlim e Veneza. Para comemorar o centenário desse mestre, o CineSesc, em São Paulo, exibe seis filmes do diretor até o dia 17 de julho. Os ingressos custam até R$12.

O Sétimo Selo ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Cannes
Crédito: divulgação - CineSescO Sétimo Selo ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Cannes
Sonata de Outubro ganhou Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro
Crédito: divulgação - CineSescSonata de Outubro ganhou Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro
Persona foi o primeiro filme de Bergman com a atriz Liv Ullmann
Crédito: divulgação - CineSescPersona foi o primeiro filme de Bergman com a atriz Liv Ullmann
Morangos Silvestres foi premiado com o Globo de Ouro e o Urso de Ouro do Festival de Berlim
Crédito: divulgação - CineSescMorangos Silvestres foi premiado com o Globo de Ouro e o Urso de Ouro do Festival de Berlim
Gritos e Sussurros ganhou Oscar de melhor fotografia
Crédito: divulgação - CineSescGritos e Sussurros ganhou Oscar de melhor fotografia
Monika e o Desejo é exibido em sessão gratuita na abertura da mostra
Crédito: divulgação - CineSescMonika e o Desejo é exibido em sessão gratuita na abertura da mostra

Os espectadores terão a oportunidade de assistir a seis longas-metragens do sueco a partir de cópias restauradas e digitais. A programação inclui desde os premiados “Morangos Silvestres” (1957), “Persona” (1966) e “O Sétimo Selo” (1957) a filmes menos conhecido “Monika e o Desejo” (1953). A mostra tem apoio institucional da Embaixada da Suécia no Brasil e produção da distribuidora FJ Cines.

O cineasta

Com influência do teatro de August Strindberg (1849-1912) e Henrik Ibsen (1828-1906), Bergman começou sua carreira no teatro ao escrever a peça “Morte de Kasper”, em 1941. Seu primeiro argumento para o cinema foi um filme intitulado “Hets”, escrito em 1944.

Além de filmes que abarcam temas existenciais como a morte, a solidão e a fé, Bergman também ficou conhecido por lançar a carreira de grandes artistas como Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Erland Josephson e Max von Sydow, além da bela Liv Ullmann, que participou de dez filmes do cineasta e com quem ele teve um romance.

Confira abaixo os filmes que ganharam novas sessões:

“Monika e o Desejo” (1953, 96 min, 16 anos)
Datas: 13/7, às 21h
Sinopse: O jovem Henrik se apaixona perdidamente por Monika, a moça da quitanda. Após Henrik ser despedido do emprego, o casal decide se isolar de todos, fazendo uma idílica viagem de barco pelas ilhas de Estocolmo durante as férias de verão. Monika engravida e a viagem termina. Será que o amor dos jovens resistirá às dificuldades do cotidiano?
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman e Per Anders Fogelström
Direção de Fotografia: Gunnar Fischer
Elenco: Harriet Andersson, Lars Ekborg, Dagmar Ebbesen, Åke Fridell, Naemi Briese, Åke Grönberg, Sigge Fürst, John Harryson

“O Sétimo Selo” (1957, 96 min, 12 anos)
Datas: 13/7, às 23h
Sinopse: De volta das Cruzadas, o cavaleiro Antonius tem dúvidas sobre a existência de Deus. Ao seu redor, encontra apenas sofrimento e destruição. A inquisição e a peste negra devastam sua terra. Em suas andanças, Antonius encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez.
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman, baseado em sua peça Trämålning (Pintura em madeira).
Direção de Fotografia: Gunnar Fischer
Elenco: Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Nils Poppe, Bibi Andersson, Bengt Ekerot, Åke Fridell, Inga Gill, Erik Strandmark, Bertil Anderberg, Gunnel Lindblom.
Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes

“Morangos Silvestres” (1957, 91 minutos, 10 anos)
Datas: 17/7, às 21h
Sinopse: No caminho da Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, o professor de medicina Isak Borg relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Acompanhado de sua nora Marianne, ele evoca memórias de sua família e de sua ex-namorada. Quanto mais Borg recorda as decepções e desilusões que viveu, mais se sente frio e cheio de culpa – sentimentos que se afloram quando ele encontra seu filho.
Direção e Roteiro: Ingmar Bergman
Direção de Fotografia: Gunnar Fischer
Elenco: Victor Sjöström, Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Gunnar Björnstrand, Julian Kindahl, Gunnar Sjöberg, Gunnel Broström, Naima Wifstrand, Gunnel Lindblom, Gertrud Fridh, Max Von Sydow.
Urso de Ouro no Festival de Berlim
Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro

“Persona” (1966, 85 min, 14 anos)
Datas: 14/7, às 21h
Sinopse: Uma atriz teatral de sucesso, Elisabeth Vogler, sofre uma crise emocional e emudece. Após 3 meses sem se recuperar, sua psiquiatra decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, sob os cuidados da enfermeira Alma, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional. Persona tem atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman.
Direção e Roteiro: Ingmar Bergman
Direção de Fotografia: Sven Nykvist
Elenco: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook, Gunnar Björnstrand, Jörgen Lindström.

“Gritos e Sussurros” (1972, 91 min, 16 anos)
Datas: 16/7, às 21h
Sinopse: Em uma casa de campo, no final do século 19, Karin e Maria cuidam de sua irmã Agnes , que está morrendo de câncer. Neste ambiente claustrofóbico as vidas das três irmãs são contadas em flashback, revelando seus dramas, mentiras, traições, ressentimentos e paixões. Agnes procura conforto junto à Anna (Kari Sylwan), uma empregada que já perdeu um filho e lida melhor com o sofrimento.
Direção e roteiro: Ingmar Bergman
Elenco: Harriet Andersson, Kari Sylwan, Ingrid Thullin, Liv Ullmann, Anders Ek, Ingá Gill, Erland Josephson, Henning Moritzen, Georg Arlin, Linn Ullmann
Oscar de melhor fotografia

“Sonata de Outono” (1978, 93 min, 14 anos)
Datas: 15/7, às 21h
Sinopse: Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é um artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças. Ao som de Chopin, Bach Haendel e Schumann, Bergman tece uma amarga reflexão sobre as relações familiares.
Direção e roteiro: Ingmar Bergman
Direção de Fotografia: Sven Nykvist
Elenco: Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Lena Lyman, Halvar Björk, Marianne Aminoff, Erland Josephson, Arne Bang-Hansen, Gunnar Björnstrand
Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro

Exposição do Hitchcock mostra os bastidores do suspense no MIS

Compartilhe:

Autor: Por: Redação