Imagens Humanas

Mostra de João Roberto Ripper na Caixa Cultural exibe retratos da realidade do povo brasileiro, marca da carreira do fotógrafo

De 15 de agosto a 27 de setembro a Caixa Cultural de São Paulo, na Praça da Sé, recebe a exposição Imagens Humanas, do renomado fotógrafo João Roberto Ripper. Com coordenação geral e produção executiva de Mariana Marinho (Dona Rosa Produções) e curadoria de Dante Gastaldoni, a mostra conta com 70 ampliações do fotógrafo tiradas ao longo de sua carreira, além de um painel com mais de 200 retratos com rostos de brasileiros de diversas regiões, raças e cores, selecionados de seu arquivo pessoal com mais de 150 mil fotos.

Nesses 35 anos, Ripper aliou a excelência fotográfica à militância social como poucos. Seu trabalho, apoiado sobre total domínio técnico e apuro estético impressionante, fascina não só pela beleza, mas por retratar a realidade crua e sem concessões. Ripper cobriu o Brasil de norte a sul, com um olhar poético e investigativo, provocou “furos de reportagem” e ganhou vários prêmios internacionais com seu trabalho focado em Direitos Humanos.

Imagens Humanas é a primeira exposição individual de Ripper no Brasil. A mostra instiga o público a ver bem de perto o povo brasileiro na sua individualidade, do mesmo modo como o fotógrafo o observa.

Também faz parte da mostra o Debate Imagens Humanas – Fotografia e Direitos Humanos, no dia 09 de setembro, às 19h, na CAIXA Cultural da Sé. O debate conta com a participação de João Roberto Ripper e o jornalista e doutor em Ciência Política Leonardo Sakamoto (coordenador da ONG Repórter Brasil e integrante do Conatrae – Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo). A mediação é de Dante Gastaldoni.

Confira algumas imagens

Por Redação