Mostra exibe melhor do cinema nacional de terror

Primeira edição do projeto tem ainda bate-papos com pesquisadores e cineastas

Os cinéfilos de plantão não podem perder a primeira edição da mostra “Medo e Delírio no Cinema Brasileiro Contemporâneo”, que ocupa as salas do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, de 24 de outubro a 2 de novembro. A entrada é Catraca Livre.

Com objetivo de apresentar ao público o melhor do cinema brasileiro de terror, o festival exibe curtas e longas-metragens produzidos nos últimos 20 anos. Os filmes transitam entre o riso, o horror, o suspense, o sobrenatural, o mistério e o despudorado. A curadoria é de Marcelo Miranda.

Confira abaixo alguns destaques da mostra:

Um dos destaques é “Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins, que encerra a trilogia do personagem Zé do Caixão –  composta pelos outros dois clássicos “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964) e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967). Depois de passar 30 anos na prisão, o coveiro mais famoso do país tenta encontrar uma mulher para gerar seu primogênito.

Outras atrações são os longas “Achados e perdidos”, de José Joffily; “O Escorpião Escarlate”, de Ivan Cardoso; “Gêmeas”, de Andrucha Waddington; “Amor só de mãe”, de Dennison Ramalho;  “Quando eu era vivo”, de Marco Dutra; e “Trabalhar Cansa”, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

A mostra também conta com debates e palestras sobre os filmes da mostra. Entre os convidados estão: Carlos Primati, Gabriela Amaral Almeida, Juliana Rojas, Rodrigo Carreiro e Laura Loguercio Cánepa.

Confira abaixo a programação do festival “Medo e Delírio no Cinema Brasileiro Contemporâneo”:
24/10
17h
“A menina do algodão” (2002), de Kleber Mendonça Filho e Daniel Bandeira
Sinopse: o curta recupera a lenda da garotinha morta que aterrorizou crianças nas escolas do Recife nos anos 70.

“O fim da picada”, de Christian Saghaard 
Sinopse: Macário participa de uma orgia satanista numa praia brasileira em 1850. Na manhã seguinte, inicia sua viagem subindo a serra em direção a São Paulo, montado em seu burro. No trajeto encontra Exú-Lebara, versão feminina da entidade fantástica do candomblé.

19h
“Um ramo” (2007), de Juliana Rojas e Marco Dutra
Sinopse: Clarisse descobre que uma pequena folha cresce em seu braço direito.

“Corpo” (2007), de Rubens Rewald e Rossana Foglia
Sinopse: em São Paulo, o cadáver de uma garota que parece ter morrido há décadas é encontrado numa vala comum. Apesar do tempo desde a morte da moça, o corpo ainda está conservado. O descobrimento agita a vida do entediado médico-legista Artur.

21h
“Sexta-feira da Paixão” (2014), de Ivo Costa
Sinopse: inspirado num “causo” do interior de Minas, o curta conta a assustadora história do conquistador José Fernandes, um jovem atormentado por seu misterioso passado.

“Encarnação do Demônio” (2008), de José Mojica Marins
Sinopse: depois de 30 anos preso, Zé do Caixão é finalmente libertado. O sádico coveiro está decidido a cumprir a mesma meta que o levou preso: encontrar a mulher que possa lhe gerar um filho perfeito.
[tab:25/10]
16h
“Achados e perdidos” (2005), de José Joffily
Sinopse: o drama passa no submundo do bairro carioca de Copacabana, onde nada é o que parece ser. Antônio Fagundes encarna o policial aposentado Vieira, principal suspeito do assassinato de sua amante e prostituta Magali (Zezé Polessa). Um amigo do passado volta para assombrá-lo com cruéis chantagens.

18h
“O Escorpião Escarlate” (1993), de Ivan Cardoso
Sinopse: o longa é inspirado na radionovela “As Aventuras do Anjo” (1950). Anjo é um playboy milionário que luta contra o crime, especialmente contra seu inimigo mortal, o vilão Escorpião Escarlate, que sequestrou a estilista Glória Campos.

20h
“O membro decaído” (2013), de Lucas Sá
Sinopse: O horror é roxo.

“Olhos de Vampa” (1996), de Walter Rogério
Sinopse: crimes em série aterrorizam o bairro de Pinheiros, em São Paulo. Jovens mulheres têm todo o sangue de seus corpos sugados por uma mordida na nádega direita e são encontradas amarradas com fita isolante nos pulsos e um pêssego enfiado na boca. Os policiais Oscar e Leôncio são encarregados de capturar o criminoso.
[tab:26/10]
16h
“O duplo” (2012), de Juliana Rojas
Sinopse: Silvia é uma jovem professora de ensino fundamental. Certo dia, sua aula é interrompida quando um dos alunos vê um duplo da professora andando no outro lado da rua. O evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

“Gêmeas”(1999), de Andrucha Waddington
Sinopse: as irmãs gêmeas idênticas Iara e Marilena vivem pregando peças nos homens, fazendo-se passar uma pela outra. Marilena conhece Osmar, por quem se apaixona. Isso também acontece com Iara, que decide seduzir o namorado da irmã sem que eles saibam.

18h
“Morte e morte de Johnny Zombie” (2010), de Gabriel Carneiro
Sinopse: Johnny Zombie é um mero engenheiro de plantão numa fábrica de pesticidas. Um gás tóxico vaza e, aos poucos, ele morre.

“Mar negro” (2013), de Rodrigo Aragão
Sinopse: estranha contaminação atinge uma pequena vila de pescadores. Quando peixes e crustáceos se transformam em horrendas criaturas transmissoras de morte e destruição, o solitário Albino luta pelo grande amor da sua vida,arriscando a própria alma numa desesperada fuga pela sobrevivência.

20h
“A lasanha assassina” (2002), de Ale Mchaddo
Sinopse: nesta animação satírica, uma lasanha é esquecida no interior de um congelador com defeito. A baixa temperatura e os gases do aparelho causam uma mutação e dão vida à lasanha, transformando-a em um monstro cheio de revolta. A história é apresentada pelo Zé do Caixão.

“Morgue Story: Sangue, Baiacu & Quadrinhos” (2009), de Paulo Biscaia Filho
Sinopse: uma quadrinista encontra um cataléptico e um estranho legista no necrotério. O mistério de uma poção vodu se revela em meio a caos, estupro e sangue.

27/10
17h
“Espeto” (2006), de Guilherme Marback e Sara Silveira
Sinopse: comédia de humor negro sobre um garçom de churrascaria cujo sonho é servir picanha, a mais nobre das carnes. Por enquanto, ele serve linguiça. Para atingir seu objetivo, ele vai ser capaz de cometer crimes com requintes de crueldade.

“Desaparecidos” (2011), de David Schürmann
Sinopse: convidados para uma festa em Ilhabela, seis amigos devem pendurar uma pequena câmera no pescoço, registrando em vídeo cada passo da jornada até a festa e seus momentos de diversão. No entanto, eles somem misteriosamente. A polícia encontra apenas as câmeras, pelas quais poderá descobrir o que realmente aconteceu.

21h
“O hóspede” (2011), de Anacã Agra e Ramon Porto Mota
Sinopse: em uma pousada no interior da Paraíba, um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali.

“Um lobisomem na Amazônia” (2005), de Ivan Cardoso
Sinopse: Dr. Moreau, cientista geneticista e maluco, vai para a Amazônia depois da destruição de sua ilha. Aplicando técnicas de manipulação genética próprias ou do nazista dr. Mengele, ele cria diversos seres bizarros. Enquanto isso, um grupo de jovens turistas inicia uma jornada pela floresta até a área de Cerro Dourado, local de mortes misteriosas.
[tab:28/10]
17h
“Amor só de mãe” (2002), de Dennison Ramalho
Sinopse: numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.

“Strovengah – amor torto” (2011), de André Sampaio
Sinopse: Pedro e Marcela vivem voluntariamente isolados em decadente casa no alto de uma serra de beleza natural. Ele, um ex-publicitário, dedica-se a escrever um romance. Ela, aspirante a cantora, deixa-se levar pelas obsessões do amante. Uma insólita comitiva de bonecos manequins, encomendados por Pedro para servir de inspiração na redação de seu livro, acaba por transtornar a vida do casal.

19h
Palestra “Cinema de horror: das origens ao abrasileiramento” , com Carlos Primati, pesquisador e especialista em filmes de horror

21h
“Encosto” (2013), de Joel Caetano
Sinopse: depois de fazer um ritual de magia negra, homem descobre que o preço a pagar por seus desejos pode ser alto demais.

“Bellini e o Demônio” (2008), de Marcelo Galvão
Sinopse: o detetive Bellini é contratado por uma pessoa misteriosa que deseja que ele encontre um manuscrito do “Livro da Lei”, relacionado a rituais satânicos. Os escritos podem revelar uma série de crimes brutais que ocorreram ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, a jornalista Gala investiga a morte de uma garota brutalmente assassinada no banheiro de um colégio de classe média.
[tab:29/10]
17h
“Bufo & Spallanzani” (2011), de Flávio R. Tambellini
Sinopse: Ivan Canabrava é um detetive da Companhia Panamericana de Seguros que está investigando o caso de um fazendeiro morto após fazer seguro milionário. Desconfiado de que a empresa onde trabalha esteja sendo vítima de fraude, Ivan passa a investigar a viúva e descobre, no apartamento do casal, um sapo morto e uma planta exótica.

19h
“Ninjas” (2009), de Dennison Ramalho
Sinopse: em crise, após matar um inocente durante ação na favela, policial militar é introduzido na unidade dos Ninjas, grupo de extermínio que se dedica a eliminar sadicamente suspeitos de crimes violentos. Mas o passado não lhe deixará em paz.
“FilmeFobia” (2008), de Kiko Goifman
Sinopse: Jean-Claude é o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos das pessoas, colocando-as diante de suas fobias.

21h
“Mangue negro” (2008), de Rodrigo Aragão
Sinopse: estranha contaminação atinge uma pequena vila de pescadores. Quando peixes e crustáceos se transformam em horrendas criaturas transmissoras de morte e destruição, o solitário Albino luta pelo grande amor.
[tab:30/10]
14h45
“O Xangô de Baker Street” (2001), de Miguel Faria Jr
Sinopse: o famoso detetive Sherlock Holmes e seu inseparável companheiro Dr. Watson vêm ao Rio de Janeiro do século XIX. Eles investigam uma série de assassinatos associados àquele que é considerado o primeiro serial killer da história.

19h15
Debate “Cinema de terror: gênero brasileiro?”, com Rodrigo Carreiro, Juliana Rojas e Gabriela Amaral Almeida

21h15
“Vinil verde” (2004), de Kleber Mendonça Filho
Sinopse: Mãe dá para filha uma caixa cheia de velhos disquinhos coloridos. A menina poderá ouvi-los, exceto o de vinil verde.

“Quando eu era vivo” (2014), de Marco Dutra
Sinopse: após o fim do casamento e a perda do emprego, Júnior retorna à casa do pai, que já não é mais a casa de sua infância. Seu quarto agora é habitado pela jovem inquilina Bruna e todo o ambiente lhe parece inóspito e opressor. Júnior desenvolve uma obsessão pela história da família, ao mesmo tempo em que acontecimentos sombrios passam a fazer parte da rotina da casa.
[tab:31/10]
15h
“Sintomas” (2004), de Fernando Mantelli
Sinopse: depois de sofrer um aborto, uma mulher vai viajar com o marido. Apesar de não lembrar de ter feito sexo, a mulher volta de lá achando que está grávida de algo maligno.

“Trabalhar cansa” (2011), de Juliana Rojas e Marco Dutra
Sinopse: a jovem dona de casa Helena resolve realizar um desejo antigo e abrir seu primeiro empreendimento: um minimercado. Ela contrata a empregada doméstica Paula para tomar conta das tarefas do lar e de Vanessa, sua filha. Quando o marido perde o emprego numa grande corporação, ocorrências perturbadoras passam a ameaçar os negócios de Helena.

17h15
“Sem controle” (2007), de Cris D’Amato
Sinopse: diretor de teatro é obcecado com a injustiça cometida contra o fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, caso que iniciou o processo de extinção da pena de morte no Brasil. Estimulado por uma mulher misteriosa, ele ensaia uma peça sobre Motta Coqueiro, com ele próprio interpretando o fazendeiro e os demais papéis vividos por pacientes psiquiátricos. Quando os limites entre real e imaginário se confundem, o diretor é forçado a reviver os fatos históricos em primeira pessoa.

19h
“A mão que afaga” (2011), de Gabriela Amaral Almeida
Sinopse: no aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo

“Nervo craniano zero” (2012), de Paula Biscaia Filho
Sinopse: escritora de sucesso tem um plano sórdido para evitar que ela perca a criatividade. Sabendo da existência de um chip que altera a inspiração das pessoas quando implantado no cérebro, ela procura o criador da invenção. O problema é que a autora não pretende fazer a experiência, mas realizá-la em outra cobaia humana.

21h
“Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins
Sinopse: depois de 30 anos preso, Zé do Caixão é finalmente libertado. O sádico coveiro está decidido a cumprir a mesma meta que o levou preso: encontrar a mulher que possa lhe gerar um filho perfeito.
[tab:1º/11]
16h
“Amor só de mãe” (2002), de Dennison Ramalho
Sinopse: numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte e orações à Nossa Senhora da Cabeça.

“Strovengah – amor torto” (2011), de André Sampaio
Sinopse: Pedro e Marcela vivem voluntariamente isolados em decadente casa no alto de uma serra de beleza natural. Ele, um ex-publicitário, dedica-se a escrever um romance. Ela, aspirante a cantora, deixa-se levar pelas obsessões do amante. Uma insólita comitiva de bonecos manequins, encomendados por Pedro para servir de inspiração na redação de seu livro, acaba por transtornar a vida do casal.

18h
Palestra com Laura Cánepa, professora e pesquisadora de São Paulo, especializada em terror brasileiro.

20h30
“A menina do algodão” (2002), de Kleber Mendonça Filho e Daniel Bandeira
Sinopse: o curta recupera a lenda da garotinha morta que aterrorizou crianças nas escolas do Recife nos anos 70.

“O fim da picada”, de Christian Saghaard 
Sinopse: Macário participa de uma orgia satanista numa praia brasileira em 1850. Na manhã seguinte, inicia sua viagem subindo a serra em direção a São Paulo, montado em seu burro. No trajeto encontra Exú-Lebara, versão feminina da entidade fantástica do candomblé.
2/11
16h
“A noite do Chupacabras”, de Rodrigo Aragão
Sinopse: a rixa entre duas famílias, Silva e Carvalho, é a distração perfeita para camuflar os ataques do chupacabras. Enquanto os rivais entram em combate, a sinistra criatura lambe o sangue de vítimas sem chance de defesa. Num clima de bangue-bangue e fábula épica, o filme tem banhos de sangue, muitos tiros e um monstro 100% latino-americano.

18h
“O lençol branco” (2003), de Juliana Rojas e Marco Dutra
Sinopse: em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte.

“Brasília 18%” (2006), de Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: um famoso médico legista é convidado para dar um parecer na perícia de identificação de uma ossada, que pode ser de uma economista e assessora parlamentar desaparecida há vários meses na capital federal.

20h15
“O membro decaído” (2013), de Lucas Sá
Sinopse: O horror é roxo.

“Olhos de Vampa” (1996), de Walter Rogério
Sinopse: crimes em série aterrorizam o bairro de Pinheiros, em São Paulo. Jovens mulheres têm todo o sangue de seus corpos sugados por uma mordida na nádega direita e são encontradas amarradas com fita isolante nos pulsos e um pêssego enfiado na boca. Os policiais Oscar e Leôncio são encarregados de capturar o criminoso.
[tab:END]