Mostra exibe peças da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo

Entre os dias 14 de outubro e 24 de janeiro de 2016, a Caixa Cultural Recife apresenta a exposição “Esporte Movimento”, que reúne 880 itens selecionados da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra pode se visitada de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. A entrada é Catraca Livre.

Entre as centenas de destaques da mostra estão a Tocha do México, usada primeiramente nos jogos de 1968; uma folha de Louro de Ouro, fragmento original utilizado em premiação nos jogos antigos; uma Medalha de Papel, cunhada num campo de concentração, durante os jogos realizados pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com textos em hieróglifos e figuras praticando esportes; além de camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil.

“Esporte Movimento” é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo, tendo sido visto por mais de 63 mil pessoas Brasil afora. Composta por oito núcleos, a exposição faz um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais, sem esquecer de render justa homenagem a atletas brasileiros que deixaram sua marca no esporte mundial.

A glória, a saga atlética, o esporte enquanto conquista da humanidade e os símbolos da vitória estão representados por diversos artefatos na exposição. A ideia central é apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA) é o responsável pela curadoria da exposição.

Experiência tátil – Em uma área específica da mostra, os visitantes, especialmente os deficientes visuais, podem tocar uma tocha olímpica. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças também fazem parte do projeto.