Mostra traz o cinema italiano contemporâneo para o Rio

Filmes são exibidos sempre às 19h e com entrada Catraca Livre

Por: Redação
Cinco filmes foram selecionados
Créditos: Alessandra Cardone
Cinco filmes foram selecionados

Entre os dias 21 e 25, a cidade recebe produções do cinema italiano contemporâneo na XI Mostra Venezia Cinema. Ao todo o público pode conferir cinco obras italianas. O evento ocupa o Espaço Itaú de Cinema e a entrada para os filmes é Catraca Livre

As obras são “Per amor vostro” de Giuseppe Gaudino, “Italian Gangsters” de Renato De Maria, “Pecore in erba” de Alberto Caviglia e “Non essere cattivo” de Claudio Caligari. Além de “La lupa”, de Alberto Lattuada (1953), restaurado em formato digital pela Cineteca Nazionale di Roma.

A mostra é uma realização da Embaixada da Itália no Brasil, da Bienal de Veneza e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Confira a programação:

[tab:Dia 21]

PER AMOR VOSTRO

de Giuseppe Gaudino

Itália – França, 2015, DCP, cor e branco/preto, 109’

Elenco: Valeria Golino, Massimiliano Gallo, Adriano Giannini.

Anna foi uma criança decidida e corajosa. Hoje é uma mulher apagada que há vinte anos deixou de perceber o que acontece em sua família, preferindo não assumir posições, suspensa entre o Bem e o Mal.

[tab:Dia 22]

ITALIAN GANGSTERS

de Renato De Maria

Itália, 2015, DCP, cor, 87’

Elenco: Francesco Sferrazza Papa, Sergio Romano, Aldo Ottobrino, Paolo Mazzatelli, Andrea Di Casa, Luca Micheletti.

Uma viagem inédita e espetacular pelas façanhas mais surpreendentes da criminalidade italiana. Trinta anos de histórias violentas que o jornalismo e o cinema tornaram célebres. Um desfile de rostos, depoimentos e imagens de tempos passados.

[tab:Dia23]

PECORE IN ERBA

de Alberto Caviglia

Itália, 2015, DCP, cor, 86’

Elenco: Davide Giordano, Anna Ferruzzo, Omero Antonutti, Bianca Nappi, Mimosa Campironi, Lorenza Indovina.

Julho de 2006, Roma. Leonardo Zuliani desapareceu. A clamorosa notícia torna-se emergência nacional e um enorme grupo de seguidores se aglomera diante da casa do jovem ativista em Trastevere. A mãe está desesperada, o bairro paralisado.

[tab:Dia 24]

NON ESSERE CATTIVO

de Claudio Caligari

Itália, 2015, DCP, cor, 100’

Elenco: Luca Marinelli, Alessandro Borghi, Silvia D’Amico, Roberta Mattei.

1995, Ostia. Vittorio e Cesare têm pouco mais de vinte anos e, além de serem amigos desde sempre, levam a mesma vida. Uma vida de excessos: noites nas baladas, carros potentes, álcool, drogas sintéticas e tráfico de cocaína.

[tab:Dia 25]

LA LUPA

de Alberto Lattuada

Itália, 1953, DCP, branco/preto, 93’

Elenco: Kerima, Ettore Manni, May Britt, Giovanna Ralli, Anna Arena, Ignazio Balsamo, Paolo Ferrara.Livre

Em uma cidadezinha da Basilicata, vive uma mulher de aproximadamente quarenta anos, ainda atraente, que em razão de seu comportamento imoral, é chamada de “a loba”. Os homens a olham com desejo, e ela consegue, por meio da sedução, que sua filha Maricchia, uma boa e modesta moça, seja escolhida para representar Santa Ágata, a padroeira da cidadezinha, na procissão anual.

[tab:END]