Muçulmanos terão guia virtual para conhecer o Brasil

Além de informações sobre as cidades-sede, pontos turísticos e estádios, aplicativo ajuda muçulmanos a se localizar em direção à Meca

Os turistas muçulmanos que visitarem no Brasil durante a Copa do Mundo terão o apoio de um guia eletrônico com informações sobre as cidades-sede, as mesquitas e a cultura brasileira. O material foi produzido pela Federação das Associações Muçulmanas do país.

Milhares de peregrinos se reúnem na Grande Mesquita de Meca, cidade sagrada para os muçulmanos

Seis das 32 seleções que disputam o Mundial representam países cujo islã tem grande presença entre a população –Argélia, Bósnia, Camarões, Costa do Marfim, Nigéria e Irã.

Há cerca de 80 centros islâmicos e 50 mesquitas espalhadas pelo Brasil, de acordo com a federação. Mesmo predominantemente católico, o Brasil tem cerca de 1,5 milhão de adeptos do islamismo. As maiores comunidades se encontram em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Rio Grande do Sul e Foz do Iguaçu, boa parte delas, sedes da Copa do Mundo.

Mesquita do Brás, na região central de São Paulo; Brasil tem 50 mesquitas

Para dar mais conforto aos muçulmanos que estiverem aqui, além do guia eletrônico, os turistas do islã terão à disposição um aplicativo para smartphone e um telefone 0800-718-6245, com atendimento em em inglês, árabe, espanhol e francês.

No aplicativo haverá ainda uma bússola digital, que indicará a direção da cidade sagrada de Meca, para onde os muçulmanos se voltam durante as orações. O guia também terá uma versão impressa (faça o download aqui) e será distribuído em agências de turismo, embaixadas, consulados e nas mesquitas.