Mundo do Perfume revela a história das fragrâncias de um jeito lúdico e interativo

Conhecer as famílias olfativas e desvendar a história do perfume são atrações no espaço criado pelo Grupo Boticário no Museu Catavento

Se você gosta de se divertir e aprender coisas novas, precisa conhecer uma novidade incrível no Museu Catavento.

Após um período fechado para reforma, a exposição “Mundo do Perfume” reabriu – e muito mais lúdica e tecnológica do que antes, conduzindo o público a uma viagem pelo universo mágico das fragrâncias!

Após um período fechado para reforma, a exposição “Mundo do Perfume”, no incrível Museu Catavento, reabriu muito mais lúdica e tecnológica do que antes
Créditos: Divulgação
Após um período fechado para reforma, a exposição “Mundo do Perfume”, no incrível Museu Catavento, reabriu muito mais lúdica e tecnológica do que antes

Aqui, os visitantes conhecem melhor as famílias olfativas, aprendem sobre as técnicas mais modernas de extração e criam seus próprios aromas. Não é incrível?!

A exposição também é super digital. Por meio de telas touch screen, as pessoas encontram várias informações sobre matérias-primas e produtos, e podem até simular várias misturas de ingredientes.

E o mais legal, é que você pode sentir na hora o resultado desse aroma por meio de um catálogo digital. É alegria garantida para todas as idades!

Que tal brincar com o poder do seu nariz? Um “Totem do Olfato” foi instalado na exposição para você perceber todas as sutilezas desse sentido tão importante para apreciar todas as nuances de uma fragrância.

Na experiência, um vídeo orienta o público a apertar três botões. O primeiro libera um aroma a uma distância de 30cm. Já o segundo reduz para 20cm e, por fim, 10cm. Será que você consegue sentir o cheiro em todas essas vezes?

E, para eternizar suas memórias, o Mundo do Perfume ainda conta com um espaço instagramável, onde você pode fazer fotos divertidas para compartilhar com a galera.

Os cliques ficam ainda mais legais com uma holografia que vai deixar seus registros bem criativos.

É possível viver essa experiência única de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$15 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada). Quer uma dica? Às terças, a entrada é gratuita. Atenção: é necessário realizar agendamento prévio para a visita ao espaço.

Vale mencionar que a exposição é totalmente acessível. O público conta com rampas de acesso e vídeos em Libras e legendados. Demais, não?

A história milenar dos perfumes

A jornada por esta arte milenar começa pelo Egito antigo, quando as primeiras fragrâncias foram criadas com a função de aproximar os seres humanos dos deuses.

Depois, a exposição revela a evolução da perfumaria mundial, apresentando os principais lançamentos de cada década.

E claro que o Brasil não ficaria de fora dessa: a mostra conta sobre a chegada dos portugueses e os tipos de perfume da época, bem como o encontro deles com as culturas indígenas e como isso impactou os produtos.

Além disso, são apresentadas as principais marcas brasileiras, como O Boticário e seus aromas icônicos.

Cerca de 300 peças ajudam na imersão do público. Destacam-se várias ilustrações em papiro, o vidro de perfume com pátina prateada século III, exemplares do “Shalimar” (Guerlain e Chanel n°5), de 1921; do “Visa” (Robert Piguet), de 1947; e de itens de 1920, como o sabonete super fino Alfazol e Beijoim da Granado e o Cologne 4711, comercializado em 1792.