Na contramão da audiência, Zuim celebra os grandes nomes da música

Em tempos onde a sobrevivência das rádios está completamente associada aos números da audiência e sua repetitiva programação – quase sempre refém das tendências do momento – , plataformas musicais da internet, como streamings, rádios on-line e podcasts, são consideradas uma nova esperança entre os apreciadores dos grandes (mas esquecidos) nomes da música.

É neste cenário de democracia, interatividade e independência musical em que se destacam projetos como o Zuim, espaço virtual dedicado à apresentação do cancioneiro popular brasileiro. “Esta idéia surgiu quando eu ainda morava nos Estados Unidos, onde tive a oportunidade de conhecer a emissora de rádio pública que existe lá. Depois, quando retornei ao Brasil, comecei a conceber o projeto aos poucos e fui aprendendo essas linguagens referentes às novas tecnologias.”, conta a idealizadora do projeto Haydee Belda.

Admiradora de consagrados personagens da música nacional, como Nara Leão, Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e tantos outros nomes, Haydee defende a teoria de que, somente através da democratização cultural, poderemos compreender os valores de um bom e velho samba ou de uma música popular brasileira de qualidade. “Obviamente, o público mais familiarizado com essas novas tecnologias são os nossos jovens. E, justamente por este motivo, é importante divulgarmos o que temos de melhor na música brasileira, apresentando não apenas o que está tocando no rádio. Ir mais além disso”, ressalta.

O projeto que já atingiu a importante marca de 30 mil ouvintes desde o seu início, hoje encontra-se estruturado por 3 programas: Brasil Instrumental, Leitura Musicada e Essa é Pra Tocar no Rádio. Além disso, o projeto também está aberto à participação de seus ouvintes, que podem colaborar com a programação enviando uma “playlist” para o site. “Sem dúvida se trata de um trabalho extremamente prazeroso, pois nos dá a chance de mostrar novos caminhos para a música que não seja só aquele transmitido exaustivamente nas rádios”.

Nesta semana

Nesta semana, o programa apresenta vozes femininas acompanhadas de grandes performances do teclado e das cordas, cujo resultado é uma viagem empolgante, surpreendente e de sofisticação sem igual.  Destaque para a participação de Elis Regina, Adriana Calcanhoto, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e outras intérpretes da música brasileira.

Confira o podcast que pode ser baixado gratuitamente em MP3.