‘Namoro saiu fortalecido’, diz advogada que venceu câncer

Por: Catraca Livre

No ano passado, o namorado insistiu: “Por que você não aproveita a campanha preventiva da OAB/SP para fazer os exames periódicos?” A advogada Adriana dos Santos, 42, resistiu. Mas, com jeitinho, Rui conseguiu que ela fizesse o papanicolau. O resultado positivo para câncer de colo de útero os aproximou. “Ele não me deixou sozinha nem um minuto sequer”, conta. Abaixo, ela relata como a parceria de dois anos foi importante no processo.

A advogada Adriana dos Santos, diagnosticada com câncer de colo de útero, e o namorado (foto: Arquivo pessoal)

Quem quiser saber mais sobre qualidade de vida, direitos e novidades no tratamento de câncer de colo de útero, ovário, endométrio, vulva ou vagina, pode comparecer ao 2º Encontro de Pacientes de Câncer Ginecológico, evento gratuito, no dia 19 de setembro no Icesp, em São Paulo, realizado pelo Instituto Oncoguia.

*

“Em 2014, eu não tinha feito o exame periódico. Mas participei da campanha de saúde da mulher da OAB/SP em outubro porque meu namorado pegou no meu pé, falando da importância de fazer os exames. Foi quando descobri o câncer de colo do útero.

Ele foi comigo ao médico e, depois daquele dia, nunca deixou de ir às consultas. Não me deixou sozinha nem um minuto sequer. Era quem me dava força.

Por ter vivenciado o tratamento de um familiar com câncer, ele já sabia mais ou menos tudo o que eu iria passar. Diferentemente de mim, que nunca tive um câncer na família nem havia vivido uma história como essa. Isso acabou me ajudando mais ainda.

Às vezes, ele ficava bastante preocupado. Mas procurava não transparecer, para me passar mais tranquilidade. Foi importantíssimo para mim. Com certeza, a relação saiu fortalecida.

O apoio é fundamental – pode ser parente, amigo, marido, namorado. Como o tratamento é um pouco incerto, você fica com um vazio. É importante ter uma pessoa que tem uma autoestima melhor para te incentivar e desabafar.”

Conhece alguém que precisa de apoio, informação ou orientação no tratamento do câncer? O Instituto Oncoguia oferece suporte gratuito pelo 0800-773-1666.

Por QSocial