‘O câncer foi um presente’, diz empresária

Por: Catraca Livre

Em abril de 2013, a empresária Debs Aquino, 40 anos, descobriu um nódulo na mama. O exame mostrou quatro, todos aparentemente benignos. Em agosto, eram oito. Em novembro, doze. Foi então que os médicos detectaram um câncer. A doença provocou um processo de revisão de vida. “Você reavalia seus valores, suas prioridades. A primeira pergunta que você se faz é: ‘Se eu morresse hoje, o que estou deixando para as pessoas que me conhecem, para o mundo?’ Por isso ela diz: “O câncer foi um presente”. Leia trechos do seu depoimento.

*

“Sempre fazia meus exames periódicos em janeiro, mas não fiz naquele ano [2011] por causa da correria do casamento. Uma semana depois da cerimônia, senti uma bolinha no peito. Fiz ultrassom, que mostrou quatro nódulos benignos. Os quatro de abril haviam passado para oito em agosto. Fui viajar em setembro e, em dezembro, tinha 12. Fiz uma biópsia. O resultado foi tumor maligno. Passei por uma mastectomia.

Debs com a filha, Maria Eduarda, e o marido, Fábio, durante o tratamento (foto: Guto Estúdio/Divulgação)

O câncer foi um presente. Com ele, você reavalia seus valores, suas prioridades, sua vida. A primeira pergunta que você se faz é: ‘Se eu morresse hoje, o que estou deixando para as pessoas que me conhecem, para o mundo?’.

Depois de 15 anos, deixei a odontologia, que era algo que não me fazia feliz, e fiquei perdida profissionalmente. Por causa do câncer, eu me reencontrei. Sou sócia de uma coleção de moda fitness, a Cola na Debs by Vivian Bógus, e criei a Escola da Felicidade, em que a gente faz grupos para poder discutir a felicidade.

É diferente perguntar para pessoa com ou sem câncer o que a faz feliz. Em geral, as pessoas associam a dinheiro, a carro, a viagem, a ter. Para quem teve câncer, é quando ela está com o filho, quando tem tempo para ficar com a família.”

Debs Aquino, que reavaliou a vida durante o tratamento de câncer de mama (foto: Guto Estúdio/Divulgação)

Conhece alguém que precisa de apoio, informação ou orientação no tratamento do câncer? O Instituto Oncoguia oferece suporte gratuito pelo 0800-773-1666.

Por QSocial