Conheça tudo sobre o bairro Madureira, berço do samba no Rio
Você tem incontáveis motivos para conhecer o bairro! Vem descobrir:
Parque, mercadão, feira, baile e escolas de samba: tudo isso você encontra no subúrbio do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro Madureira, localizado na coração da zona norte.
Além de ser o berço do samba, a região também um grande polo comercial. Não à toa seu apelido, para os mais íntimos, é Capital do Subúrbio… Haha!
Mas não para por aí! O bairro vai além do Mercadão de Madureira e das escolas de samba Império Serrano e Portela.
Por lá, você pode passear por um dos maiores parques do Rio, o Parque Madureira, com cerca de 93 mil m². Pra você ter uma noção, essa área é equivalente a CATORZE campos do Maracanã!!!
No coração da ZO você também pode conhecer a Casa do Jongo, o baile charme no Viaduto de Madureira e a Feira das Yabás.
O legal é que dá pra visitar todos os pontos num fim de semana – e você pode contar com a 99 para fazer o trajeto com facilidade e conforto! ;)
Ou seja, o bairro Madureira é tudo que a gente pediu e mais um pouco! Partiu dar um rolé por lá? Colaí:
Parque Madureira
O parque é o terceiro maior da cidade, e não é grande só em metros quadrados! Lá dentro você tem inúmeras opções de lazer: quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol.
Todos esses espaços esportivos dividem a casa com fontes, riachos, quiosques, pista de skate, pomar e brinquedos para a criançada.
No Parque Madureira, você pode relaxar à vontade em meio às árvores nativas, palmeiras, além de flores e mais quilômetros e quilômetros de grama.
O parque, que acompanha a linha férrea que corta o bairro, conta ainda com dois espaços culturais: a Arena Carioca, que recebe apresentações culturais, e a Praça do Samba, espaço dedicado ao gênero musical tão influente no bairro que conta com suas das mais antigas agremiações cariocas – Portela e Império Serrano.
Onde: Rua Soares Caldeira, 115
Quando: terça a domingo, das 5h às 22h
Quanto: Grátis
Mercadão Madureira
Com mais de 100 anos, o mercado popular que começou como feira agrícola em 1914, e desde a década de 1950 se estabeleceu como principal polo comercial da Zona Norte, recebeu recentemente o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca.
Um dos clássicos pontos turísticos carioca, o mercadão reúne mais de 580 lojas, onde é possível garimpar de material escolar a brinquedos, doces, acessórios femininos, bebidas nacionais e importadas, temperos e ervas e itens afrodisíacos… Ou seja, tudo o que você precisa tem lá!
Onde: Avenida Ministro Edgard Romero, 239
Quando: Segunda a sábado, das 7h às 19h; domingos e feriados, das 7h às 12h
Quanto: Grátis
Império Serrano
A verde e branco de Madureira nasceu no final dos anos 1940, após separação entre os integrantes da escola Prazer da Serrinha, e desde então mantém a tradição que lhe é característica, especialmente pela estrutura democrática, implantada desde sua fundação.
A Império Serrano é muito respeitada também pelos compositores que lançou, como Arlindo Cruz e Beto sem Braço, e por inovar ao ter Dona Yvone Lara como primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba! Demais, né?
A escola de samba faz parte de Madureira e da lista do que você precisa explorar no bairro.
Onde: Avenida Edgard Romero, 114
Fique por dentro da programação pela página do Facebook da escola de samba.
Portela
A Portela surgiu em 1923, fruto do sonho de três amigos que, apesar das origens distintas, encontraram-se no subúrbio carioca de Oswaldo Cruz, próximo a Madureira. São eles Paulo Benjamim de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela, Antônio Caetano e Antônio Rufino.
Superando todas as adversidades enfrentadas em uma região de periferia em formação, os três construíram uma instituição cultural que, ao longo dos anos, ganhou notoriedade nacional e internacional!
Desde então, vestida de azul e branca, a Portela tornou-se sinônimo de arte popular carioca e elemento fundamental para a construção e a compreensão de uma identidade carioca e brasileira.
Onde: Rua Clara Nunes, 81
Fique por dentro da programação pela página do Facebook da escola de samba.
Casa do Jongo
O jongo, também conhecido como caxambu, é uma dança de origem africana que influenciou na formação do samba carioca e da cultura popular brasileira como um todo!
Há cinquenta anos, o Grupo Cultural Jongo da Serrinha difunde e perpetua o gênero no bairro de Madureira, onde inaugurou recentemente sua nova sede, a Casa do Jongo.
O novo Centro de Cultura tem o objetivo de criar uma atmosfera familiar, que preserve a memória do jongo e propague a arte e o desenvolvimento humano.
A casa possui salão para danças, estúdio musical, salas para cursos profissionalizantes, auditório, espaço para exposições permanentes, lojas, cine-clube, escola de artes multi-linguagem, ambiente para rezas e terreiro para jongo e capoeira.
Referência do patrimônio imaterial fluminense, a Casa do Jongo conta ainda com atividades gratuitas complementares para creches e escolas públicas da Serrinha, além de firmar parcerias com universidades, instituições do poder público e privado e países estrangeiros com foco na África.
Onde: Rua Silas de Oliveira, 101
Quando: Segunda à sexta das 9h às 17h. Para visitar aos sábados e domingos, entrar em contato: (21) 3457-4176
Quanto: Grátis
Baile Charme do Viaduto Madureira
O ritmo charme ganhou o Rio de Janeiro nos anos 1990. No início dividia espaço e atenção nos bailes de funk carioca, mas fincou sua bandeira e fez do Viaduto de Madureira seu ponto máximo de referência e hoje é um dos bailes mais antigos do Rio – sempre com muito charme e hip-hop e os melhores DJs do cenário black carioca.
Com público cativo, os bailes são procurados por quem quer ouvir o R&B e sua variações, mas também por dançarinos que disputam espaço na pista de dança.
Onde: Viaduto Madureira – Rua Carvalho de Souza, s/n
Quando: Sábado, às 22h
Quanto: R$ 10
Feira das Yabás
A cada segundo domingo do mês, o bairro de Oswaldo Cruz recebe grande público sedento pela boa mesa e boa música.
O ponto de encontro que não faz distinção entre os vindos da zona norte ou da zona sul, é o recanto das Yabás – ou Tias -, que oferecem comidas típicas brasileiras, com um toque africano.
Ao todo são 16 barracas, cada uma delas com sua especialidade: rabada, mocotó, abóbora com camarão e a onipresente feijoada são algumas das opções. Para completar, cerveja gelada e uma grande atração musical a cada edição.
Onde: Praça Paulo da Portela, s/n
Quando: todo segundo domingo do mês, às 13h
Quanto: Grátis
Quer mais dicas legais para explorar o Rio? Seus problemas acabaram: fica de olho aqui na Catraca Livre, que a gente tem roteiros incríveis para você colar com o seu 99, que garante a dupla imbatível preço e qualidade!