Ocupa Sampa celebra fim de 2011 com piquenique coletivo, debate e oficina

Movimento Ocupa Sampa comemora ano de levantes populares e luta por democracia em todo planeta

Por: Redação

Marcado por atos de libertação em todo o mundo, 2011 já pode ser considerado um hiato na história atual antes mesmo da flamejante explosão de luzes da noite de 31 de dezembro. Se vão 365 dias de grandes levantes populares nos mais paradoxais cantos do planeta, que prenunciaram o início de um novo capítulo da Ordem Mundial. Para comemorar este cenário de mudanças, o movimento Ocupa Sampa realiza um piquenique coletivo nesta quinta-feira, a partir das 15h, no vão livre do MASP.

Acampados nos principais centros econômicos mundiais, os "Indignados" criticam os sistemas finaceiros e políticos, exigindo democracia real.

Da primavera árabe aos movimentos de ocupação global, passando pela eternamente insurgente Grécia, várias pessoas em seus países saíram às ruas a fim de mostrar seu descontentamento com uma lógica que perpetua racismo, segregação social, sexismo, que sempre jogou e continua jogando milhares de homens, mulheres e crianças na miséria.

Foi neste ano também que as ondas de liberdade regentes em outros mares chegaram até aqui. Nos campos de batalha, que tiveram como palco as ruas da cidade de São Paulo, movimentos de ocupação urbana, de luta contra a criminalização dos movimentos sociais, o Passe Livre, a Marcha da Maconha (e posteriormente da Liberdade), atos e greves organizadas pelos estudantes da USP frente à presença da polícia no campus, contra as mudanças no Código Florestal e contra Belo Monte, entre outros tantos indignados, mostram que o momento está “novamente” propício à descoberta de novos caminhos.

Programação

15h – Sarau com piquenique coletivo (Instrumentos musicais, comidas e idéias são bem vindas)

16h – Oficina de defesa pessoal para mulheres.

19h – Conversa aberta/debate com Alicia, do Occupy Oakland (EUA) – Práticas, posturas, construção com movimentos sociais, similaridades e diferenças de contexto.

Por Redação