Ocupação homenageia a diva das artes cênicas Tônia Carrero

Nova exposição do Itaú Cultural celebra o legado da atriz no ano em que ela faria 100 anos. Bora saber mais?

Até 06 de novembro de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h

Grátis

A nova Ocupação do Itaú Cultural presta uma bela homenagem à saudosa diva e atriz Tônia Carrero (1922-2018), que brilhou muito na tv, no cinema e no teatro, deixando um vasto legado para a nossa cultura.

A exposição ocupa três pisos do espaço (1º, 1ºS e 2ºS) e pode ser conferida até o dia 6 de novembro, de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. E o melhor: a entrada é grátis!

Diva Tônia Carrero é a homenageada na 56ª edição do projeto Ocupação do Itaú Cultural
Créditos: Peça "Ela é Bárbara", dirigida pela filho Cecil Thiré (1993) Foto: Acervo da família - divulgação - Conteúdo Comunicação
Diva Tônia Carrero é a homenageada na 56ª edição do projeto Ocupação do Itaú Cultural

Com projeto expográfico do premiado cenógrafo Kleber Montanheiro, a Ocupação Tônia Carrero foi concebida pelos núcleos de artes cênicas e enciclopédia do Itaú Cultural, em colaboração com Luiza Thiré.

A proposta da mostra é celebrar o centenário da atriz e revelar suas múltiplas facetas a partir de mais de 230 itens, entre fotos, trechos de filmes, roteiros originais, recortes de jornais, vídeos, cadernos de anotações da atriz, figurinos, cartazes de filmes e peças protagonizados por ela, documentos, objetos e depoimentos de pessoas que trabalharam e conviveram com ela.

Todo esse material foi reunido a partir de várias fontes, como o acervo da família, os arquivos da Cinemateca Brasileira, a coleção de figurinos de Marcelo Del Cima e os acervos da TV Cultura, do Instituto Moreira Salles, do Museu da TV, do Centro Cultural São Paulo e do Arquivo Nacional.

Lembre papeis icônicos da atriz, como na novela “Pigmalião 70”
Créditos: Como Cristina Guimarães na novela Pigmalião 70 (1970), da TV Globo, com direção de Régis Cardoso. Foto: Acervo da família - divulgação - Conteúdo Comunicação
Lembre papeis icônicos da atriz, como na novela “Pigmalião 70”

Entre essas preciosidades, estão bilhetinhos pessoais dirigidos à homenageada por Rubem Braga, eterno apaixonado por ela, e por Adolfo Celi, seu segundo marido.

Você também encontra registros dos muitos amigos e admiradores famosos de Tônia Carrero, como o poeta Carlos Drummond de Andrade, a atriz Bibi Ferreira, o autor Manoel Carlos, os compositores Tom Jobim e Vinicius de Moraes, o ator Paulo Autran e a escritora Clarice Lispector.

A mostra também dá destaque para uma série de depoimentos gravados por familiares e artistas como o ator e diretor Daniel Filho, a cineasta Laís Bodanzky e a atriz Lucélia Santos.

Alguns destaques da mostra

Os visitantes da Ocupação Tônia Carrero passam por momentos importantes na vida e na carreira da atriz, como a atuação no icônico espetáculo “Navalha na Carne”, que ela estreou em 1967, em plena ditadura militar, ao lado de Emiliano Queiroz e Nelson Xavier. Na peça de Plínio Marcos, dirigida por Fauzi Arap, ela interpretou a prostituta Neusa Sueli, pelo qual ganhou o prêmio Molière de Melhor Atriz.

A Ocupação revela as múltiplas facetas da atriz
Créditos: Cena do filme "É Proibido Beijar" (1954), de Ugo Lombardi - Foto: Acervo da família - divulgação - Conteúdo Comunicação
A Ocupação revela as múltiplas facetas da atriz

Outro momento visitado pela mostra é a participação de Tônia na greve dos artistas, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1968, contra a censura e a ditadura militar. Em uma foto icônica, ela aparece ao lado de Eva Todor, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell.

Você também pode conhecer mais sobre a participação da homenageada nas novelas “Pigmaleão 70”, “O Cafona”, “O pirmeiro Amor” e “Sangue do Meu Sangue”; e nos filmes “Querida Suzana”, “Caminhos do Sul”, “Perdida Paixão”, “É Proibido Beijar” e muitos outros trabalhos.

Para saber mais sobre a vida e a carreira de Tônia Carrero, confira aqui o site o projeto Ocupação Itaú Cultural preparou sobre a atriz.

Tônia no cinema

Além da exposição presencial, a Ocupação Tônia Carrero disponibiliza na plataforma de streaming Itaú Cultural Play uma mini mostra de filmes emblemáticos estrelados pela atriz. Os títulos podem ser conferidos gratuitamente e ficam disponíveis até fevereiro de 2023.

Assista à comédia “É Proibido Beijar” (1954), de Ugo Lombardi
Créditos: Cena do filme "É Proibido Beijar" (1954), de Ugo Lombardi - Foto: Acervo da família - divulgação - Conteúdo Comunicação
Assista à comédia “É Proibido Beijar” (1954), de Ugo Lombardi

Entre essas produções, estão “Tico-Tico no Fubá” (1952), de Adolfo Celi; “Apassionata” (1952), de Fernando Barros, e “É proibido beijar” (1954), de Ugo Lombardi.

Para conferir esses clássicos do cinema nacional é só clicar aqui.

A Ocupação ainda tem várias outras atividades educativas, espetáculos e homenagens. Para ficar por dentro de tudo, basta acompanhar o site do Itaú Cultural.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Dá uma olhada nestes outros rolês perfeitos em SP: