Oficinas do Instituto Olga Kos

Por: Catraca Livre

O Brasil ao longo dos últimos anos por meio de iniciativas sócio-culturais tem se tornado referência mundial na inclusão social do seu povo, seja no combate a fome, ao incentivar práticas esportivas ou propagar a cultura nacional. Unir arte e inclusão social é emancipar o desenvolvimento humano e ampliar horizontes. Por meio de filosofias como esta que em 2007 nascia o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atende na cidade de São Paulo mais de 480 crianças, jovens e adultos com síndrome de Down e/ou deficiência intelectual, oferecendo acesso à arte, cultura e esporte gratuitamente. Nesse sentido buscamos romper a barreira do preconceito por acreditar que todos são capazes de ao estabelecer o contato com a arte e o esporte,  através dos projetos que o Instituto realiza, expor aquilo que nos torna únicos e especiais, a individualidade.

“Pintou síndrome do respeito” na Oficina Cultural Oswald de Andrade”

Existem 08 vagas disponíveis para a oficina de arte “Pintou a Síndrome do Respeito”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A iniciativa faz parte dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, ganhador do Prêmio Cultura e Saúde, por obter nota máxima (100) nesta categoria. As oficinas são destinadas à crianças, jovens e adultos com síndrome de Down e/ou deficiência intelectual, com idade entre 10 à 60 anos. As inscrições e as oficinas são gratuitas e podem ser feitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, pelo telefone (11) 3221-5558 ou no Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, pelo telefone (11) 3081-9300 (com Malú ou Juliana).

“Pintou síndrome do respeito” no Centro de Cultura Judaica

Entre os dias 22 de setembro e 24 de novembro o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural realizará no Centro da Cultura Judaica a oficina de arte “Pintou a Síndrome do Respeito”, também em comemoração ao mês da Cultura de Paz que acontece em outubro. As oficinas são destinadas à crianças, jovens e adultos com síndrome de Down e/ou deficiência intelectual, com idade entre 10 à 60 anos. As inscrições e as oficinas são gratuitas. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3081-9300 (com Malú ou Juliana) e no Centro da Cultura Judaica pelo telefone (11) 3065-4347. São 12 vagas abertas, 10 para pessoas com deficiência intelectual e duas para público de baixa renda.

Primeiro encontro Olga Kos de Inclusão Cultural no Centro de Cultura Judaica

Em outubro o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural realizará no Centro da Cultura Judaica o Iº encontro Olga Kos de Inclusão Cultural. O evento acontece por ocasião das comemorações do mês de paz e é patrocinado pelo prêmio Areté, do Ministério da Cultura, que busca incentivar e fomentar a troca de saberes entre pontos de cultura e demais agentes da sociedade civil, promovendo seminários, oficinas, artes plásticas, teatro, cinema, etc. O tema do encontro é Igualdade pela Arte: Um caminho para inclusão. As palestras e oficinas são gratuitas e acontecerão nos dias 08, 15, 22 e 29 de outubro. Serão abordados temas associados à arte e cultura. Inscrições e informações sobre o evento poderão ser feitas
através do telefone (11) 3081-9300 na sede do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural.

INSTITUTO OLGA KOS NO PROGRAMA AÇÃO, APRESENTADO POR SERGINHO GROISMAN

http://www.youtube.com/watch?v=gJxMl0MVIbE&feature=player_embedded

Para saber mais, acesse o perfil do Instituto Olga Kos na Rede Catraca Livre