Orquestra Voadora desfila com Ala PcD e tema anticapacitista

Brass band carioca desfila no Aterro da Glória com festa 100% democrática!

O desfile da Orquestra Voadora deste ano vai deixar o Carnaval ainda mais democrático! O tema desta, que será a 13ª saída do bloco pelas ruas do Rio de Janeiro, é “O Futuro é Anticapacitista“.

Orquestra Voadora desfila no Aterro do Flamengo
Créditos: Fernando Maia/Riotur
Orquestra Voadora desfila no Aterro do Flamengo

O bloco carnavalesco mantém, desde 2018, um Núcleo de Acessibilidade que começou a desfilar no ano seguinte com uma Ala PcD. Em 2020, durante a pandemia, produziu a websérie “Acessibifolia”, desdobramento de um projeto feito em parceria com a Funarte. E agora a acessibilidade ganha o centro do debate e do desfile!

A Orquestra Voadora desfila na terça-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro, com concentração às 14h, no Aterro do Flamengo – altura do Outeiro da Glória. Então se programe para acompanhar!

Camila Alves na Ala PcD da Orquestra Voadora, durante o desfile de 2020
Créditos: ©Andre Rola
Camila Alves na Ala PcD da Orquestra Voadora, durante o desfile de 2020

Voadora pela acessibilidade

Para o Carnaval de 2023, além da já consolidada Ala PcD, com 30 integrantes, haverá outras ações de inclusão, como intérprete em Libras e audiodescrição durante o desfile – ambas de forma adaptada à realidade do Carnaval de rua, e o reconhecimento prévio do espaço com descrição pormenorizada do local e do trajeto.

O grupo tem aproximadamente 250 músicos, que ensaiam nas oficinas, além de 80 pernaltas e/ou circenses, que são a marca registrada da Orquestra Voadora.

No repertório mais do que eclético, o bloco passa por “Also Sprach Zarathustra” – tema do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Malandragem Dá Um Tempo”, de Bezerra da Silva; o hino-queer “I Will Survive”, “Mundo Deserto”, de Erasmo Carlos; além de tocar Johnny Hooker, Gilberto Gil e Fela Kuti.

Grooves para mexer os corpos em toda sua diversidade e multiplicidade pois, como diz Camila Alves, que integra o Núcleo de Acessibilidade, “Nossa ala chega pra colocar nossos corpos nus e vestidos… Acesso é amor, acesso é uma questão de justiça. Somos muitos, somos diversos, somos também do Carnaval!“.

  • Confira a programação da Orquestra Voadora:

– Concentração: 14h, na Av. Infante Dom Henrique s/n (autopista do Aterro do Flamengo, altura do Outeiro da Glória)

– Saída: 15h, em direção ao Museu de Arte Moderna (MAM)

– Encerramento: 18h, na Av. Infante Dom Henrique s/n (autopista do Aterro do Flamengo, altura do MAM)

________________________________

Leia também: