Orquidário Ruth Cardoso, um lugar onde é primavera o ano inteiro

Um passeio que todo apaixonado por flores e botânica deveria fazer

Por: Redação

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

9h30 às 18h30

Grátis

“Por que / É primavera / Te amo!”. Existe um lugar em São Paulo onde é primavera o ano inteiro e que todo apaixonado por flores e botânica deveria visitar: o Orquidário Ruth Cardoso, no Parque Villa-Lobos.

Aberto de terça a domingo e em feriados, das 9h30 às 18h30, o orquidário tem entrada Catraca Livre e conta mais de 16 mil vasos de orquídeas híbridas e nativas coletadas em todo o estado e que foram doadas pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

Para ajudar os visitantes a entenderem mais sobre as espécies de orquídeas, o espaço conta com uma série de quadros informativos explicando as diferenças entre cada grupo de plantas, que são expostas de acordo com sua classificação e característica.

O local também oferece uma série de workshops de cultivo das flores e também de outras plantas. Para saber quando ocorre essas atividades basta ficar ligado na programação no site do Parque Villa-Lobos.

Arquitetura sustentável

Inaugurada em 2010, a estufa em forma de cúpula projetada pelo arquiteto Décio Tozzi foi batizada em homenagem a antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso, responsável por uma série de estudos sobre os índios brasileiros, tribos africanas e até grupos pré-colombianos.

Décio se baseou na estrutura de uma oca para projetar a estufa, que assim como nas construções dos povos estudados pela professora, tem no uso da luz natural uma de suas principais características.

Outro detalhe da estrutura que segue por esse caminho sustentável são os dois espelho d´água, um na parte externa e outro na parte interna da estrutura. Além de proporcionarem beleza ao orquidário, eles também ajudam a regular naturalmente a umidade da estufa tornando o ambiente o mais indicado possível para o cultivo das plantas.