5 painéis inspiradores para você assistir no Festival Mundial da Criatividade

Evento gratuito reúne pensadores e pesquisadores poderosos de diversas áreas do conhecimento. Vem saber mais:

Criativos e criativas deste Brasil, vocês têm um encontro marcado no centro de SP entre os dias 20 e 22 de abril! É quando acontece o Festival Mundial da Criatividade, evento gratuito que reúne shows, palestras, workshops e painéis sobre diversidade, inclusão, empreendedorismo e outros temas pra lá de bacanas!

São mais de 50 atividades imperdíveis espalhadas por lugares icônicos do centrão, como Pateo do Collegio, Shopping Light, Centro Cultural Banco do Brasil, Farol Santander, B3, Espaço Aroo, Edifício Jockey Clube de São Paulo e Café Girondino. Também acontecem exposições e performances nas estações Sé e São Bento do Metrô.


Festival Mundial da Criatividade reúne atividades poderosíssimas entre os dias 20 e 22 de abril
Créditos: @worldcreativityday Facebook/ Divulgação
Festival Mundial da Criatividade reúne atividades poderosíssimas entre os dias 20 e 22 de abril

Este ano, o tema é “A Era dos Criadores de Impacto” e tem tantas trocas de experiências bacanas, que é até difícil escolher o que assistir. Por isso, preparamos dicas poderosíssimas: cinco painéis inspiradores para deixar seu coração mais quentinho.

Ah! Não se esqueça de sempre reservar sua vaga pelo site. É só escolher o que quer ver e confirmar a sua participação. Vamos nessa?

Storytelling e memória como processo de imaginação

Imagine só poder ver, de pertinho, uma das oito mulheres mais inspiradoras do mundo, eleita pela Clinton Foundation e pela revista Cosmopolitan US? Juliana de Faria, criadora da Think Olga, uma das ONGs com maior relevância no tema de direitos das mulheres do país, é uma das palestrantes do Festival Mundial da Criatividade.

Atualmente, ela também está à frente do Estúdio Jules, que trabalha com storytelling e preservação para gerar processos de imaginação. No seu currículo, ainda constam as campanhas Chega de Fiu Fiu e Primeiro Assédio, bem como o ebook “Meu Corpo Não É Seu”, sobre violência de gênero, editado pela Companhia das Letras.

Juliana ministra a palestra “Storytelling e memória como processo de imaginação” no dia 20 de abril, quinta-feira, às 13h40, no auditório do CCBB. Garanta sua vaga aqui.

Um (novo) olhar sobre a Amazônia

E se existisse uma espécie de centro de inovação focado na bioeconomia da Amazônia? Pois existe e se chama Floresta Hub. Foi uma ideia do Alexandre Mori, um paulistano completamente apaixonado pela região.

Com a missão de dar protagonismo aos povos da floresta na construção de um novo modelo econômico, ele se mudou para Rondônia em 2018. Desde então, dedica-se a encontrar formas de preservar aquele território.

Na palestra “Um (novo) olhar sobre a Amazônia”, ele divide seus aprendizados com os espectadores. A atividade acontece no dia 21 de abril, sexta-feira, às 13h40, no Espaço Aroo. Reserve sua vaga aqui.

A história do outro muda a gente: Por que precisamos ouvir as pessoas?

O jornalista Lucas Galdino vai compartilhar com o público sua experiência como contador de histórias de impacto no canal ter.a.pia. Desde 2018, e ao lado do comunicador Alexandre Simone, a dupla se dedica a produzir minidocumentários biográficos sobre pessoas reais.

Todos os vídeos têm um caráter intimista e são gravados enquanto os entrevistados lavam louça. Recentemente, algumas dessas narrativas ganharam as páginas do livro “A história do outro muda a gente: Por que precisamos ouvir as pessoas?”.

No dia 21 de abril, sexta-feira, às 15h, no 3º andar do Café Girondino, Galdino fala sobre sua trajetória com pautas sociais e a importância de se abrir para aprender com a vivência dos outros. Para participar da palestra “A história do outro muda a gente: Por que precisamos ouvir as pessoas?”, reserve sua vaga aqui.

Criando narrativas através da sua curiosidade

Você sabia que existe um banco de imagens 100% brasileiro? É o Bamboo Stock, iniciativa do cineasta e fotógrafo Jorge Brivilati. Todo o conteúdo é captado por talentosos filmmakers localizados em todos os cantinhos do país – tudo com muita ginga, samba e originalidade.

Brivilati, como é mais conhecido, nasceu na favela, no Rio de Janeiro e veio aos 19 anos para São Paulo. Ao longo da carreira, transitou por diversas agências de publicidade e ganhou diversos prêmios, como Cannes Lions e Clio, entre outros de cinema.

Na palestra “Criando narrativas através da sua curiosidade”, ele compartilha suas experiências na busca por produzir imagens cheias de personalidade. Gostou? Então, anote na agenda: dia 21 de abril, sexta-feira, às 15h40, na Arena do 8, no Farol Santander. Garanta sua vaga aqui.

A Liderança a partir do feminino

Lugar de mulher é onde ela quiser! E a executiva de TI Fernanda Sabino vai mostrar exatamente isso na sua palestra durante o Festival Mundial da Criatividade.

Apaixonada por tecnologia e inovação desde sempre, ela integra o movimento Mulheres Criativas e tem se dedicado a diferentes projetos relacionados à liderança à partir do feminino, por meio do ForShe. Outro de seus feitos foi ter criado, há oito anos, uma confraria de vinho para mulheres chamada Women e Wine.

Todas as suas experiências são detalhadas no encontro “A Liderança a partir do feminino”, que acontece no dia 21 de abril, sexta-feira, às 17h, no Espaço Aroo- Sala 1. Garanta sua vaga aqui.

Dia Mundial da Criatividade

Aproveite também para conferir a programação completa do Festival Mundial da Criatividade que é apresentado pelo Ministério da Cultura e Mercado Livre e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo. 

O festival faz parte do Dia Mundial da Criatividade, que acontece simultaneamente em outras 100 cidades brasileiras e em outros 12 países ao redor do mundo.