Parque Ibirapuera sedia evento com foco na transformação urbana

Você colabora para uma cidade mais acolhedora e democrática? Se você acredita que cada cidadão exerce papel fundamental nas melhorias da sociedade, não pode perder a quarta edição do Seminário Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, que ocorre na sede da UMAPAZ, localizada no Parque Ibirapuera, dia 23 de novembro, das 8h30 às 13h. A entrada é Catraca Livre, mediante inscrição online.

A sede da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, recebe o simpósio Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora

O encontro leva para o centro da discussão a participação social como ferramenta articuladora das transformações urbanas. Empoderamento, ocupação, engajamento, política pública, direitos e deveres são os termos que permeiam o evento, organizado pela UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), através do Programa Carta da Terra em Ação, e pela Cidade Escola Aprendiz, através do Programa Cidades Educadoras. Ambos os projetos trabalham em prol do desenvolvimento de cidades comprometidas com o avanço da democracia e do aprofundamento das formas de participação social.

Na programação, os convidados Xixo Piragino (Escola de Governo) e Bruno Gomes (Agenda Pública) partem da institucionalização da participação social e da observação do engajamento coletivo como formas de contribuição ativa da sociedade, para a definição de políticas sociais e serviços públicos.

Três experiências de participação e transformação na cidade também estarão presentes. Tatiana Montório, mestre em Políticas Públicas pela UFABC, traz uma reflexão sobre o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Mariana Belmont, articuladora da zona sul de São Paulo, traz a interlocução contra o isolamento de comunidades; e Regina Bortotto, do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus, conta a história de luta dessa comunidade frente às questões urbanas urgentes deste território.

Para se inscrever, preencha o formulário.