Passeios alternativos para conhecer SP com outros olhos

Está em solo paulistano e não sabe o que fazer para passar o tempo? Descubra os rolês perfeitos para ti!

Em parceria com guichevirtual
21/01/2019 16:40 / Atualizado em 24/07/2024 23:11

Não é só de correria, barulho e trânsito que São Paulo vive: há muitas opções de lazer, que vão desde os mais tradicionais – como um passeio pelo Mercado Municipal ou pela Avenida Paulista – até os que ainda não foram descobertos pelos turistas.

Para explorar os lugares diferentes que a “terra da garoa” oferece, o Blog do Guichê Virtual selecionou alguns passeios alternativos para fugir do óbvio em SP. Vem ver:

  • O Velhão

O Velhão fica no coração da Serra da Cantareira e proporciona uma viagem no tempo! Todo o complexo foi construído com material de demolição e, hoje, funciona por lá um restaurante, cinco bares e algumas lojinhas muito charmosas. Há ainda uma serralheria que faz portas, gazebos, ornamentos, entre outros objetivos. Tudo feito como no século passado, sem soldas.

Endereço:
Estrada Santa Inês, 3000 – Mairiporã – São Paulo.

  • Feira Kantuta

Kantuta é um pedaço legítimo da cultura boliviana no país e um dos passeios alternativos em São Paulo. É ainda uma das feiras mais originais da cidade. Todo domingo, das 11h às 19h, a feira reúne imigrantes bolivianos, que festejam o encontro com muita culinária típica, artesanato e música.

Endereço: Praça Kantuta, 924 – Canindé

  • Aldeias indígenas
Reserva Capivari-Monos
Reserva Capivari-Monos

Situadas no extremo sul da cidade há duas áreas de proteção ambiental, a Capivari-Monos e a Bororé-Colônia, que abrigam cachoeiras, mananciais, animais selvagens e aldeias indígenas, as quais recebem visitas guiadas. E acreditem: você pode ver uma cratera de 35 milhões de anos feita por um meteorito. Tudo isso a menos de 50 mil metros da Praça da Sé, no centro de São Paulo.

Endereço:
Região de Parelheiros.

  • Casa da Xiclet
Casa da Xiclet
Casa da Xiclet

Um espaço localizado na Vila Madalena, certamente diferente de tudo que você já viu. A Casa da Xiclet é uma galeria de arte e também uma residência, o que a torna um lugar excêntrico e em constante construção. Em sua programação, há exposições de arte, espetáculos musicais, projeção de filmes, jogos, palestras e oficinas.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1855 – Vila Madalena, São Paulo.

  • Museu da Voz

Quem conhece a feirinha de antiguidades e quinquilharias da Praça Benedito Calixto que funciona aos sábados das 9h às 19h, se apaixona. E é lá que o Museu da Voz funciona, em uma barraca mesmo, onde você pode conferir vinis, fitas antigas e algumas outros relíquias da música popular brasileira. Um ótimo passeio alternativo em São Paulo.

Endereço: Praça Benedito Calixto – Jardim Paulista, São Paulo.

  • CAOS

Essa mistura de bar, balada e loja de antiguidades não poderia faltar em nossa seleção. O lugar que fica na badalada Rua Augusta é tão incrível, que já foi até tema de uma série do canal History Channel. Para dizer que conhece São Paulo, tem que visitar esse espaço!

Endereço: R. Gen. Júlio Marcondes Salgado, 321, Santa Cecília – São Paulo.

  • Pedra Grande | Parque da Cantareira
Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira
Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira

Silêncio em São Paulo é luxo. Para fugir das buzinas não é preciso sair da cidade. A apenas 10 km da Praça da Sé, na zona norte da cidade, fica o núcleo Pedra Grande do Parque da Cantareira. É um canto verde de mata atlântica no meio da metrópole! A dica é conhecer o mirante da Pedra Grande, da onde se tem uma vista panorâmica da capital paulista. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.

Endereço: R. do Horto, 1799, Parque da Cantareira.


Descubra outros passeios alternativos em SP no Blog do Guichê Virtual: clique aqui.