Peça inspirada na obra de Julio Cortázar ganha temporada em Curitiba

Cronópios da Cosmopista – um antimusical psicodélico recria universo do escritor argentino

Por: Catraca Livre
Peça Cronópios da Cosmopista é inspirada na obra do argentino Julio Cortazar

A peça Cronópios da Cosmopista – um antimusical psicodélico, inspirada na obra do escritor argentino Julio Cortázar, está em cartaz no Teatro Novelas Curitibanas até o dia 29 de setembro. Exibida de quinta-feira a domingo, às 20h, a montagem tem entrada Catraca Livre.

A obra, desenvolvida por atores do grupo Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio, propõe um jogo de espelhos entre o escritor, sua obra e o olhar dos artistas criadores, discutindo temas inerentes ao ser humano. Para induzir a plateia a mergulhar em questões existenciais e subjetivas, o diretor e dramaturgo da peça, Rafael Camargo, trabalha a não ação física para levantar questões como quais coreografias são possíveis para o ator imóvel.

Cortázar, que inspira a história, é considerado um dos autores mais inovadores do seu tempo. Mestre no conto e na narrativa curta, seus romances inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, que apresenta uma narrativa não linear e na qual os personagens adquirem grande autonomia.