Pedra da Gávea: ir ou não ir, eis a questão
Prepare-se, a trilha não é das mais faceis
A temida e respeitada Pedra da Gávea abriga uma das trilhas mais difíceis que temos por aqui. Localizada na Barra da Tijuca, estendendo-se pelo Joá, Itanhangá e São Conrado, a trilha tem início em um condomínio na Barrinha, na Estrada do Sorimã (anotem aí que o nome é complicado!). Após adentrar os portões do condomínio, bastam alguns minutos de caminhada para se chegar à entrada principal da Pedra da Gávea.
Logo nessa entradinha, há um guarda florestal que anota toooodos os seus dados! É telefone, nome completo, CPF e RG. Exageros à parte, acho isso daí meio amedrontador. Os dados são necessários por que se alguém se perder na trilha (tipo lost), eles precisam acionar bombeiros para a busca. Medrosinha que sou, já travo na entrada. Deus me livre ser a pessoa responsável por acionar o corpo de bombeiros do Rio!
- Liverpool x Leicester: aproveite a odd 4.00 para Salah marcar primeiro
- Ande esta quantidade de passos por dia e diminua o risco de morte precoce
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
Mas enfim: A trilha não é das mais tranquilas. O tempo de subida varia de 2 a 4 horas, dependendo do preparo físico do cidadão. E, cara, agora eu queria fazer uma intervenção no estilo mãe: respeitem o corpo e o limite de vocês. Não vai ousar a fazer a trilha só porque “todo mundo faz”. Você não é todo mundo (minha mãe vibra de orgulho nesse momento). Vá acompanhado ao menos de uma pessoa mais experiente ou em grupo. Não é maneiro ir sozinho. Tô “tocando o terror” porque me acho no dever de ser responsável e informar riscos.
Na realidade, a parte mais tensa do trajeto é a tal da Carrasqueira. Esse ponto separa meninos de homens ou meninas de mulheres. Seguindo esse critério, acho que continuo menina. Nessa parte muita gente trava e é nela que ocorrem a maior parte dos acidentes. Por isso, cuidado redobrado.
De resto é muita água, banana, sanduba e disposição. Resolvendo a questão do título: se tiver um preparo físico bacana e uma turma animada, vá. Se tiver preparo físico mediano e uma turma sedentária à tiracolo, não vá.Fotografia linda da @muri_ottoni. Obrigada, Muriel. Amo suas fotos!
Para mais dicas do RJ, acesse @cariocandonorio.