Informar

Pedra do Telégrafo: verdades e mitos

Click: @thiagomlcorrea
Tem fila para tirar foto no fim de semana? Sim! Evite ir nesses dias.

A curiosidade matou o gato – no caso, a gata – e me rendi aos encantos da aclamada Pedra do Telégrafo. Eu cismei que iria tirar aquela foto radical fingindo que tava arriscando a vida em um precipício de 350 metros de altura. E como cisma de maluco é forte, fui até lá cumprir o desafio. Foi fácil? NÃO. Mas indo bem informado, você tira de letra. Então vamos lá!

Se for de carro, não tem mistério. A estrada que nos leva até Barra de Guaratiba se chama Roberto Burle Marx. Joga no GPS “estrada Roberto Burle Marx” e seja feliz. Na região, tem alguns estacionamentos pagos. Estacione seu carro e vá a luta, parceiro. Para chegar até a Pedra, há que se fazer uma trilha moderada/forte, depende do seu preparo.

Há basicamente dois caminhos. 1) O início da trilha fica na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande. O local é conhecido como Caminho dos Pescadores. Suba a escadaria da igreja e siga pela Rua Parlon Siqueira.  2) O outro caminho é próximo ao quartel do exército, onde há a ponte que leva à Restinga de Marambaia. É nesse ponto que fica a ladeira que dá acesso à trilha. Nessa ladeira, há mototaxis que percorrem 1/3 do caminho e fazem a trilha ficar BEM mais leve (salvo engano, a corrida sai por R$ 10).

Agora passemos às verdades e mitos em torno da folclórica Pedra.
1) Disseram que a trilha era fácil e bem sinalizada. MITO. A trilha é de moderada à forte e muitíssimo mal sinalizada. Cumpri o trajeto todo em 1 hora.
2) Disseram que a fila de fotos chegava à 2 horas nos finais de semana. VERDADE! Por isso, EVITEM ir aos fds. Aquilo lá tá mais disputado que Cristo Redentor!
3) Disseram que não tem ônibus pra lá. MITO. Para ir de ônibus, é só ir de BRT até a estação Ilha de Guaratiba, pegar o 867 e descer no ponto final.
4) Disseram que tem que levar repelente. VERDADE! Lá a mosquitada ATACA sem piedade. Não esqueça da sua garrafinha de água e barrinha de cereais.<

No mais: Boa sorte e divirta-se. Click: @thiagomlcorrea, o mito.

Quer saber o que fazer no Rio? Carioque-se no @cariocandonorio.

Compartilhe: