Por entre mares

Por: Catraca Livre

“Nosso périplo será por algumas comunidades, praias, vilas e cidades que dividem os mares que banham os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.”

O Blog Por Entre Mares surgiu para ajudar a divulgar experiências ligadas ao Turismo Comunitário no Brasil de uma maneira muito simples: Apresentando as experiências e roteiros vividos por Gabriela Sales e Janderson Angelim.

A dupla que vive em São Paulo iniciou uma viagem entre os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e pretende conhecer e visitar algumas comunidades que estão estruturando e oferecendo este tipo de modalidade de turismo na Região.

O Turismo Comunitário é uma das formas encontradas por algumas comunidades do Brasil para buscar manter vivas as tradições culturais e áreas de reservas ecológicas. Esta proposta oferece a oportunidade da comunidade local desenvolver a articulação e manutenção da cadeia produtiva oriunda do Turismo. Desta forma, renda e lucro permanecem na comunidade ampliando as chances do que os próprios moradores consideram interessante para o desenvolvimento local, a partir das ações e direcionamento da própria comunidade.

As propostas visam o desenvolvimento da Gestão Participativa, onde a maioria dos atores sociais participam das atividades desenvolvidas nas localidades e buscam a melhoria para os indivíduos e comunidade. O principal fóco deste modelo de turismo é a preservação da cultura local e a valorização do patrimônio natural e cultural das comunidades.

Oficina Brennand - flickr.com/photos/porentremares

Quem faz o Por Entre Mares:

Gabriela Sales é Turismóloga, pós-graduada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e Mestranda em Hospitalidade. Defende seu mestrado com a apresentação da dissertação sobre Redes de Turismo comunitário, em um estudo que destacou a organização da REDE TUCUM  – Rede cearense de turismo comunitário, projeto pioneiro de turismo solidário comunitário no Brasil.
É também professora da UNIESP.

Janderson Angelim é mochileiro, estudante de jornalismo e sociologia e músico do grupo musical Dilei. Atualmente produz um documentário sobre o músico e ativista cultural Dinho Nascimento. Em 2005 produziu  um disco de rock/música brasileira baseado em andanças por cidades interioranas do Nordeste lançado em 2008 pelo selo Paulista Baritone Records (Olhar o mundo com os pés – 2008). Excursionou pelo Brasil e países da América Latina fazendo shows e mochilando.