Por que o bloco Tarado Ni Você corre o risco de não desfilar este ano em SP?

Sim, um dos blocos mais emblemáticos de SP pode ficar de fora do Carnaval de 2023! Entenda tudo:

Por: Redação

https://www.instagram.com/p/Coav8l0OB-P/?igshid=MWI4MTIyMDE%3D

Um dos maiores e mais esperados blocos de rua de São Paulo, o Tarado Ni Você, que tradicionalmente ocupa a histórica esquina da Avenida Ipiranga com São João, corre o risco de não desfilar no Carnaval de 2023.

Foliões no Centro de SP
Créditos: Zanone Fraissat
Foliões no Centro de SP

O motivo?

Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, um dos líderes do Tarado, Rodrigo Guima informou que houve um erro e o bloco não fez a inscrição no cadastro da prefeitura, encerrado em novembro de 2022. Assim que o bloco percebeu o erro, procurou a Secretária de Cultura, Aline Torres, mas “ela disse que não poderia privilegiar um bloco em detrimento dos demais“, contou Guima.

O erro foi explicado por uma mudança na dinâmica de inscrições, que antes eram feitas diretamente nas subprefeituras. Agora, a organização é feita pela Secretaria de Cultura.

Em nota, a Secretaria de Cultura afirmou que “o bloco submeteu sua inscrição após o período de cadastro” e que “todos os pedidos com inscrição tardia foram negados para manter o princípio de isonomia“.

Nesta semana, entidades que compõem as agremiações soltaram uma nota pública dizendo que a gestão do Ricardo Nunes (MDB) em relação ao Carnaval representa um “cenário de abandono“, com “falta de planejamento, ausência de transparência e diálogo mal feito“.

Bloco na Av. Ipiranga x São João
Créditos: Victor Moriyama
Bloco na Av. Ipiranga x São João

Diante da situação, o Tarado Ni Você cogita mobilizar os foliões com um abaixo-assinado, afim de reverter a decisão, e também conta com a possibilidade de se juntar a outro bloco cadastrado.

Há nove anos como um dos destaques da programação oficial na capital paulista, o bloco que homenageia o cantor Caetano Veloso tinha a previsão de atrair 150 mil foliões neste ano. No último desfile, em 2020, cerca de 100 mil acompanharam o desfile, segundo os organizadores.

Como disse Caetano Veloso: “Parece até carnaval da Bahia!”
Conheça a história do Tarado Ni Você:

O bloco Tarado Ni Você nasce com a ideia de reviver o Carnaval de marchinhas, explorando a ampla discografia do grande Caetano Veloso, impulsionados na força intelectual e emotiva de canções do músico. Além de um olhar atento para o Brasil, para a nossa época e nossos desejos de mundo.

Outra premissa do bloco é o redescobrimento da cidade, ocupando as ruas com cores, pessoas e muita alegria! E assim segue, há nove anos, reunindo foliões no sábado de Carnaval no icônico cruzamento das avenidas Ipiranga e São João.

Com uma banda formada por integrantes apaixonados pelo Carnaval e conhecedores da obra de Caetano Veloso, o repertório das apresentações é sempre composto por dezenas de músicas de Caê, sob os ritmos de samba reggae e afoxé – incluindo também hits autorais como “A Rua Chama”, “Profane” e “Terra Transe”, disponíveis nas plataformas digitais.

Já passaram pelo bloco o próprio Caetano Veloso, Duda Beat, Luedji Luna, Xênia França, Uriass, Larissa Luz e Linn da Quebrada.

Para o desfile do Carnaval de rua de 2023, o bloco escolheu o tema “Gogóia”, uma homenagem à Gal Costa, que gravou a canção “Fruta Gogóia” no celebrado disco “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor”, de 1971.

Em suas redes sociais, o bloco tem divulgado ensaios e se prepara para cair na avenida. Mas uma pergunta que não quer calar: mesmo estando fora do cadastramento oficial da prefeitura e por movimentar uma multidão, será que o bloco Tarado Ni Você conseguirá desfilar no Carnaval de 2023? Torcemos para que sim!

Leia também: