Projeto itinerante apresenta folguedos tradicionais ao público urbano

Roda Baiano propõe o diálogo entre brinquedos da cultura popular, como o mamulengo e o cavalo marinho

Por: Catraca Livre

As apresentações do projeto Roda Baiano continuam até o final de outubro, com apresentações na Ceilândia e em Samambaia. A iniciativa está em circulação por escolas, feiras e espaços públicos apresentando a peça Baiano pra Mamulengo. A entrada para todas as apresentações é Catraca Livre.

Criado em Brasília, durante o ano de 2012, o espetáculo faz uma releitura da interação entre singulares brinquedos do interior do Brasil, como o Mamulengo, o Cavalo Marinho, o Maracatu Rural, o Coco de Roda e os Reisados. A principal referência é o diálogo entre o mamulengo de Zé de Vina e de outros mestres da Zona da Mata Pernambucana.

No dia 19, é a vez do Shopping Popular da Ceilândia, às 10h e 14h. No domingo, dia 20, o projeto se insere na programação da Caravana das Cidades, do GDF, com apresentação única no período da tarde, no Centro Urbano da Quadra 302 da Samambaia.

Desde o início do mês, a peça Baiano pra Mamulengo já circulou com apresentações e oficinas pelo Centro de Ensino Médio EIT, em Taguatinga, e Centro Educacional 1 do Riacho Fundo II, além da Feira Permanente de Samambaia e do Coletivo da Cidade, na Estrutural.