Rizomamóvel, um ônibus que é uma livraria independente
Imagine entrar em um ônibus escolar norte-americano, daqueles modelos amarelos e comuns em filmes adolescentes dos anos 1980, e se deparar com uma livraria independente e ainda por cima itinerante? Pois foi exatamente isso que o coletivo Rizoma fez.
Batizado de Rizomamóvel, o booktruck funciona como uma loja física da distribuidora do coletivo e de outras editoras parceiras. Além de ser uma plataforma para debates, palestras, oficinas e atividades culturais dentro e nos espaços ao redor do ônibus.
A iniciativa surgiu a partir de três editoras que sempre trabalharam juntas em feiras de publicações independentes: a N-1, a Elefante e a Autonomia Literária. “A gente percebeu que essas feiras bombavam muito e que nas grandes livrarias essas editoras não tinham espaço”, relembra Cauê S. Ameni, coordenador do coletivo Rizoma.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- Harvard revela qual é o melhor chá para combater gordura localizada
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
Foi aí que o coletivo aproveitou que a editora N-1 tinha um ônibus, onde funcionava o projeto de um teatro e que não estava mais conseguindo se bancar, e resolveu criar a sua própria livraria no veículo com o objetivo de fomentar esse mercado. “A livraria e a venda direta são algumas das saídas para que as editoras independentes não sejam apenas um hobby e se tornem mais profissionais”, explica o coordenador do coletivo Rizoma.
Em seu interior, o booktruck conta com um café e estantes modulares, com a possibilidade de se ampliar para áreas externas através de estantes e mesas dobráveis.
“Você estar dentro de um ônibus amarelo escolar, com essa carinha retrô, cercado de livros que têm uma proposta, cores e lambes pelo teto, é uma experiência bem única que o Rizomamóvel proporciona”, conclui Marina Watanabe, gerente do ônibus e livraria.
O booktruck fica estacionado na altura do número 269 da Rua Rui Barbosa, no Bixiga, e abre de terça a quinta-feira, das 19h às 23h45, e as sextas e sábados, das 20h à 1h.