Roda Baiano: projeto realizado em Brasília promove o diálogo entre folguedos da cultura popular

Por: Catraca Livre

De setembro a outubro, o projeto Roda Baiano irá circular com o espetáculo Baiano pra Mamulengo pelas cidades Estrutural, Vila Telebrasília, Taguatinga e Samambaia. Ao todo, serão 10 edições no DF. A primeira apresentação é no próximo sábado (28), a partir das 16h, na Cidade Estrutural. Em parceria com o Coletivo da Cidade, a peça vai integrar o evento II Voo Coletivo, com entrada Catraca Livre.

Criado em Brasília, durante o ano de 2012, o espetáculo itinerante Baiano pra Mamulengo revela uma releitura da interação entre singulares folguedos do interior do Brasil. A principal referência é o diálogo entre o mamulengo de Mestre Zé de Vina e de outros brinquedos da Zona da Mata Pernambucana.

No dia 5 de outubro, o Roda Baiano chega a Samambaia, com apresentação na Feira Permanente da 202, às 10h. Depois, a circulação segue por outros espaços públicos até o fim de outubro, sempre com catraca livre e classificação indicativa livre. Além das apresentações da peça Baiano pra Mamulengo, o projeto realizará três oficinas durante o mês de outubro, que dialogam diretamente com as referências da peça: dança, percussão e jogos populares (reisado). Em breve, as inscrições estarão abertas no site www.terreiradadivina.art.br.

Baiano pra Mamulengo

Ao se nutrir de vários elementos da tradição oral, o espetáculo traz em sua composição atores mascarados, danças, bonecos de mamulengo, música percussiva e a estética peculiar do brinquedo popular. Foi construído para teatro ou rua, com um formato que se assemelha ao de grupos mambembes. Concebido pelo artista e pesquisador Joaley Almeida, a peça é fruto de quatro anos de vivências e pesquisa com artistas de rua e com mestres da cultura popular, em especial do Cariri Cearense e da Zona da Mata Pernambucana, como Mestre Zé de Vina. O embrião da brincadeira foi o grupo musical Forrolengo, formado em 2009. Em 2012, com montagem apoiada pelo FAC-DF, o espetáculo se concretiza. A partir de oficinas ministradas por mestres e músicos de Pernambuco e do Ceará, surge o grupo São Mateus da Terreirada Divina, que realizou ainda em 2012 as primeiras apresentações de Baiano pra Mamulengo pelo Distrito Federal.