Inimigos do Batente convida Noca da Portela na Casa Barbosa

25 de agosto de 2019

15h

Preço: Comprar
R$10
Local: Casa Barbosa
Rua Rui Barbosa, 559 – Bela Vista, São Paulo – SP, Brasil
Mais informações:
Telefone: (21) 2265-9933
Site: http://www.funarte.gov.br/espaco-cultural/teatro-cacilda-becker/

Completando 20 anos de resistência cultural, a roda Inimigos do Batente recebe um dos maiores nomes do samba carioca, Noca da Portela, para juntos agitarem uma tarde de samba na Bela Vista.

O evento, que também celebra o lançamento da biografia “Noca da Portela e de Todos os Sambas”, acontece no domingo, dia 25, a partir das 15h, na Casa Barbosa. As entradas custam R$10. Confirme presença aqui!

Acompanhado pela tradicional roda paulistana, Noca apresenta parte significativa de sua trajetória enquanto compositor, passando por suas memórias musicais, ídolos e parceiros, além de grandes sucessos das escolas de samba Portela, Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense.

Confira Noca e a roda Inimigos do Batente no programa Estúdio Show Livre:

Noca da Portela

Noca da Portela compôs vários sambas-enredo de sucesso. A música “Virada”, na voz de Beth Carvalho, é considerada um símbolo da luta pela democratização do país. No final dos anos 1990, apresentou na rádio 94FM do Rio de Janeiro o programa “Na Casa de Noca”, onde entrevistava expoentes do samba e divulgava seus trabalhos.

O bamba soma 86 anos, sendo 62 de carreira, 50 de Portela e mais de 300 sambas gravados por grandes nomes do cenário nacional.

Inimigos do Batente

A roda de samba dos Inimigos do Batente é inspirada nas tardes de samba do Bar do Bilú, no Butantã, quando o grupo É do Baú se apresentava no local. O cavaquinhista Helinho Guadalupe, remanescente do grupo do Butantã, faz parte da atual formação dos Inimigos do Batente, que até um ano atrás também contava com o mestre da percussão Cebolinha, que também foi do É do Baú, e que faleceu em fevereiro de 2018. No bar do Bilú se encontraram Railídia, Fernando Szegeri e Paulinho Timor, que em 1999 fundaram a roda de samba.

O samba em várias feições como o partido alto, enredo, sincopado, de roda são a marca dos Inimigos do Batente assim como a reverência à velha-guarda e a atenção à produção autoral. Nessas duas décadas o grupo realizou projetos de preservação da memória do samba na Barra Funda, Bom Retiro, Vila Madalena e na Luz sempre prezando pelos rituais da roda e pela valorização do sambista e do universo de onde se origina esse canto do povo. Entre os nomes recebidos pelos Inimigos do Batente estão Wilson Moreira, Monarco, Moacyr Luz, Roberto Silva, Noca da Portela, Ideval, Zelão, Toniquinho Batuqueiro, Germano Mathias e Osvaldinho da Cuíca

O grupo é formado atualmente por Railídia na voz, Fernando Szegeri no ganzá e voz, Paulinho Timor na percussão geral e voz, Victória dos Santos na percussão geral e voz, Koka Pereira no surdo, Dill Bandeco no pandeiro, Helinho Guadalupe no cavaco e voz e Luis To Be no violão de sete cordas.

+ samba: