Sambista Zé Maria estreia em minissérie da Globo

Zé Maria estreia na Globo em seriado sobre a 3ª idade

A Rede Globo estreia a minissérie “Os Experientes”, dirigida por Fernando e Quico Meirelles, no dia 10 de abril. Voltada à terceira idade, a série conta com os sambistas Wilson das Neves, Goulart de Andrade, Germano Mathias e Zé Maria no elenco.

“Interpretamos músicos que alcançaram seu auge na juventude e se iludem ao serem reconhecido por uma pessoa”, conta Zé Maria. Pensando em recomeçar no meio musical, o grupo se desestabiliza após a morte de um dos integrantes.

Neste episódio, cujas cenas foram rodadas em tradicionais casas de samba de São Paulo, Zé Maria empresta uma de suas composições para compor a trilha sonora. Além da atuar, ele também faz a locução do seriado com sua voz grave.

Zé Maria

Um dos grandes nomes do samba paulista, o artista é natural do interior de Minas Gerais. Mudou-se para São Paulo na infância e, com apenas 14 anos, começou a fazer paródias em sambinhas sem nenhuma pretensão. “Fazia isso para sacanear meus amigos e faço até hoje. Pensando agora, eu tinha certo talento para compor”, conta entre risos.

Aos 17, passou a frequentar a Unidos do Peruche. No início, foi discriminado na quadra por estudar em um colégio particular – ambiente majoritariamente frequentado por brancos. “Fui chamado de “negrinho pó-de-arroz”, entre outros apelidos”, conta.

Seu talento, no entanto, era tão evidente que em pouco tempo tornou-se puxador oficial de samba-enredo e integrante da ala de compositores da escola. Foi neste universo que Zé Maria se aflorou como sambista.

Outras situações continuaram a relevar sua aptidão no samba. “Contra minha vontade, fui inscrito por meu vizinho Júlio Cesar, do Jornal Notícias Populares, no primeiro festival de sambas de quadra em São Paulo. Qual não foi minha surpresa quando descobri que minha composição era campeã”, ele recorda.

Ao longo de sua carreira, o artista teve passagem por outras escolas, como o Camisa Verde e Branco. Além disso, fundou e integrou diversos grupos – em especial, a lendária Orquestra do Sargenteli e suas Mulatas.

O sambista já apresentou-se ao lado de grandes nomes como Neguinho da Beija Flor, David Correa, Germano Mathias, Osvaldinho da Cuíca, Wilson das Neves, Almir Gineto, Talismã, Clementina de Jesus, Geraldo Filme, Demônios da Garoa e Alaíde Costa.