Sesc Santana tem mostra de animações japonesas

'Universo dos sonhos - O cinema de Hayao Miyazaki' homenageia o diretor japonês Hayao Miyazaki, criador do Studio Ghibli

Por: Redação | Comunicar erro

Sesc Santana realiza, entre 21 e 31 de julho, a mostra cinematográfica infantil “Universo dos sonhos – O cinema de Hayao Miyazaki“, em homenagem ao diretor japonês Hayao Miyazaki, criador do Studio Ghibli. As sessões têm entrada Catraca Livre e são exibidas com cópias dubladas, de terça a sexta, sempre às 18h.

Na programação da mostra serão apresentados oito filmes, um por dia. Dentre os escolhidos, estão “Meu Amigo Totoro“, “O castelo animado“, “Ponyo – Uma Amizade Que Veio Do Mar” e o vencedor de melhor animação do Oscar 2003, “A viagem de Chichiro“.

Hayao Miyazaki é diretor de cinema de animação japonês e criador do Studio Ghibli, estúdio voltado exclusivamente para audiovisuais de animação. Em seus filmes, Miyazaki recorre sempre a temas como a relação da humanidade com a natureza, com a tecnologia, e a dificuldade de manter uma ética pacifista.

Confira a programação:

Meu amigo Totoro | 22/07. Quarta, 18h.

Tonari no Totoro, 97min, 1988, Japão.
Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

Serviço de Entrega da Kiki | 23/07. Quinta, 18h.

Majo no takkyubin, 102 min, 1990, Japão.
Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida apesar de todas as dificuldades que possam surgir.

O Porco Rosso: O Último Herói Romântico | 24/07. Sexta, 18h.

Kurenai no Buta, 102 min, 1994, Japão.
Na Itália, durante o período entre guerras, perdido numa ilha deserta no mar Adriático, um ex-piloto emérito da Força Aérea Italiana se vê transformado em um porco e converte-se em caçador de recompensas.
Ele se chama “Porco Rosso”. A bordo de seu hidroavião vermelho, ele tem muitas aventuras: o resgate de passageiros tomados como reféns, duelos aéreos, “corridas” de hidroavião, subterfúgios para semear a polícia secreta italiana … A vida do piloto é agitada e cheia de aventuras.

Princesa Mononoke | 28/07. Terça, 18h.

Mononoke-Hime, 134 min, 1998 Japão.
A aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida.  É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.

A viagem de Chihiro | 29/07. Quarta, 18h.

Sen to Chihiro no Kamikakushi, 102 min, 2002, Japão.
Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles.  Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transform aram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

O Castelo Animado | 30/07. Quinta, 18h.

Hauru no ugoku shiro, 120 min, 2004, Japão.
Sofia é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Hauru, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sofia uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos.  Desesperada, Sofia foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Hauru. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

Ponyo – Uma Amizade Que Veio Do Mar | 31/07. Sexta, 18h.

Gake no ue no Ponyo, 101 min, 2008, Japão.
Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinha dourada cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinha e a coloca em um balde verde.  Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …
2
02:32
Casa de Pedra é o lugar para você praticar escalada em SP
São Paulo é um grande mar de opções para quem quer se divertir, inclusive praticando esportes radicais sem precisar sair …
3
01:43
Carburadores, o paraíso da carne defumada em SP
O Carburadores é aquele típico restaurante sem mimimi, com ambiente rock´n roll, menu enxuto de sanduíches, entradas e pratos principais …
4
02:59
Exposição Mickey 90 Anos
Oh boy! Há 90 anos nascia o personagem mais famoso do mundo: Mickey! E para celebrar seu nonagésimo aniversário, São Paulo …
5
02:03
Conheça a Chácara Turma da Mônica
A Chácara Turma da Mônica, em Pinheiros, é o primeiro restaurante da turminha do Maurício de Sousa. O lugar …
6
02:16
Já imaginou fazer rapel no prédio mais icônico do centro de SP?
Já imaginou fazer rapel em um dos prédios mais icônicos e altos do centro de São Paulo? Foi exatamente isso …
7
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
8
02:26
Conheça o tobogã de capsula mais alto do mundo
Já imaginou despencar a mais de 100 km/h, simulando uma queda livre a 40 metros de altura? É justamente essa …