Tecnologia e arte se misturam em exposição hi-tech na Paulista

Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, sedia uma exposição interativa que usa e abusa da nova tendência de misturar tecnologia e arte. Intitulada Consciência Cibernética [?], a mostra fica em cartaz até dia 6 de agosto com entrada Catraca Livre.

A exposição conta com dez trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros e propõe olhar artístico sobre a evolução das máquinas, questionando sobre sua possível capacidade de ultrapassar funções antes executadas apenas pelo cérebro humano.

Destaque para as obras “Eden”do australiano Jon McCormack, um ecossistema artificial interativo e autossuficiente em que um mundo celular é povoado por uma coleção de criaturas virtuais em evolução, e “Bion”, dos estadunidenses Adam Brown e Andrew H. Fagg, uma instalação interativa composta de centenas de formas de vida sintéticas, tridimensionais, brilhantes e falantes – chamadas bions.

Outra obra curiosa é “Sonhos Urbanos”, feita a partir de imagens da Avenida Paulista captadas pela equipe do Itaú Cultural e processadas pelo Google Deep Dream, ferramenta que identifica padrões e substitui figuras do vídeo por outras encontradas em seu banco de imagens.

A brasileira Regina Silveira também participa da mostra com “Odisseia”, que apresenta uma experiência estética em realidade virtual através de seus famosos labirintos, desta vez definidos em 3D por um supercomputador do High Performance Computing Center (HLRS), na Alemanha.

A exposição tem ainda recursos de acessibilidade para o público cego, de baixa visão e surdo com audiodescrições, mapas táteis e de recursos táteis, fones de ouvido e mais.

Mais exposições em SP: