Terça Afro discute a identidade negra e formas de resistência no Brasil

Encontros gratuitos serão promovidos no CCJ

size-full wp-image-611427 alignright

Cada encontro terá um tema e será ministrado por um orientador diferente. Confira abaixo a programação:

1º encontro: 06/05 – “Formação da identidade negra no Brasil” com
Marcio Farias
O  novo percurso no CCJ terá início falando da construção da identidade negra, questionando e redescobrindo junto com Marcio Farias. Mestrando em psicologia social pela PUC, Marcio tem experiência em estudos sobre pensamento social brasileiro e relações raciais; Marxismo, negritude e lutas de classes no Brasil; Juventude Cultura e Resistência; Psicologia, Educação, Arte e Cultura formação da identidade negra no Brasil.

2º encontro: 13/05 – “De que abolição estamos falando?” com Billy Malachias
Neste encontro será promovida uma reflexão em conjunto, num espaço de produção de conhecimento através de conversas sobre perspectivas e consequências do pós-abolição. Billy Malachias é pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro – NEINB/USP e da Linha E do Núcleo de Pesquisa em Geografia e Redes de Conhecimento e Saberes Pró-Meridionais da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor da Fundação Poli Saber. Atuou na equipe de coordenação e elaboração do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Cia Os Crespos[/img]

3º encontro: 20/05 – “Identidade e pós abolição” com Cia Os Crespos
O que tem a ver o pós-abolição com a identidade negra? Pensando nesta questão, a Cia Os Crespos serão os convidados do Terça Afro, trazendo vivências e diálogos, toda carga artística e poética que levam em suas apresentações teatrais, pensamentos e perspectivas sobre situação racial no Brasil. Neste encontro serão discutidas a partir dos personagens e peças já trabalhados pelo grupo, o reflexo do pós-abolição na identidade negra.

4º encontro: 27/05 – “O Islã e as revoltas negras” com Zakarias Zubeid
A influência e importância do islã negro no Brasil vem sendo cada vez mais minimizada, no entanto, basta olhar para a história de grandes revoltas existentes no período colonial, para perceber o quanto que o islã negro esteve sempre presente. Como chegou ao Brasil? Como se formou na África? Qual sua importância nas formas de resistência negra no Brasil? O Terça Afro convida o sociólogo e muçulmano Zakarias Zubeid para mais uma roda de diálogos, que propicia um mergulho ao universo negro.