Vila Maria Zélia

Foto: (wikimedia)
wikimedia

A vila é exemplo vivo da urbanização industrial em São Paulo

Detalhes

Todo dia

Grátis

Vila Maria Zélia

Vila Maria Zelia, São Paulo - SP, Brasil

Com a industrialização de São Paulo, as vilas operárias, se popularizaram na cidade entre o fim do século 19 e o começo do 20. Inaugurada em 1917, a Vila Maria Zélia abrigou 2.500 funcionários que trabalhavam na filial do Belenzinho da tecelagem Cia. Nacional de Tecidos da Juta.

A vila e a fábrica foram passando de mão em mão até que o Governo Federal assumiu tutela do espaço, na década de 1930. As pessoas que ali residiam só puderam comprar os imóveis em 1968.

Vale visitar a capela local, administrada pela Paróquia de São José do Belém, e a antiga farmácia, que hoje é sede do ótimo Grupo XIX de Teatro. A cia teatral e a Sociedade Amigos da Vila Maria Zélia são algumas das iniciativas culturais e de preservação que estão ativas na região para salvar o que sobrou da memória operária dali.

O espaço histórico não está preservado como deveria, mas hoje serve ainda como cenário para filmes, curta-metragens e videoclipes. Além de disso, a Vila Maria Zélia recebe eventos e festas em datas comemorativas, como por exemplo as festas juninas.

Curtiu? Então acompanhe a programação teatral e aproveite para conhecer a vila <3

Sobre a Vila Maria Zélia:

Quanto custa?

Grátis

Datas e horários

Todo dia

Acessibilidade

Local acessível (Cadeirante)

Detalhes

Todo dia

Grátis

Vila Maria Zélia

Vila Maria Zelia, São Paulo - SP, Brasil