Bazar VilaMundo ABC: entrada GRÁTIS e show do grupo ‘Os Capoeira’

Por: Redação | Comunicar erro

O Instituto Acqua promove a 6ª edição do Bazar VilaMundo ABC no próximo domingo, 21, das 11h às 18h, no espaço cultural localizado à Avenida Lino Jardim, 905, Vila Bastos, em Santo André, no ABC Paulista. A entrada é gratuita e o evento ainda contará com apresentação musical do grupo “Os Capoeira”, a partir das 14h. O espaço é pet friendly e tem bicicletário gratuito.

Crédito: Divulgação: OsCapoeiraEvento com entrada gratuita terá apresentação musical do grupo “Os Capoeira”

O evento incentiva pequenos produtores regionais para disseminar a cultura da economia criativa e valorizar produtos artesanais, além de atuar na construção de práticas que apoiam a população a conhecer melhor o território e seus atrativos, ampliando o olhar da comunidade local para o consumo de itens alternativos.

“O Bazar VilaMundo está caminhando para ser referência de cultura alternativa para a população do Grande ABC. O evento tem uma variedade de atrativos e, ao mesmo tempo, é uma ação que apoia a economia criativa, investe nos produtores e, sobretudo, prioriza a diversidade. Já somos referência com a Feira Vegana do ABC, e não tenho dúvida de que o Bazar é uma boa opção para o consumo consciente”, afirma Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua e idealizador do evento.

Para despertar olhares da comunidade regional, o Bazar contará com itens de moda, brechós vintage, biojóias, artesanatos, gastronomia, cervejas artesanais, antiguidades, literatura, vinil, cosméticos, decoração e itens de arte. O chef de cozinha Ricardo Silvestre, da marca ‘Cozinha de Família’, irá comercializar hambúrgueres de fraldinha, costela e pernil, batatas rústicas e maionese artesanal. Para atender o público vegano, a Layaskas Buffet Vegano irá comercializar coxinha de jaca, lanches e bolos livres de ingredientes de origem animal. No total, 30 expositores integram o evento.

Música e capoeira

Liderado pelos percussionistas e capoeiristas Mestre Dalua, Contramestre Leandrinho, Cauê Silva e Felipe Roseno, “Os Capoeira” é um movimento de resgate à cultura brasileira. No formato de bloco de carnaval e escola de percussão, o grupo reúne dezenas de alunos capoeiristas e não-capoeiristas.

Vários integrantes já acompanharam grandes nomes como Jair Rodrigues, Milton Nascimento,  Maria Rita, O Rappa, Lenine, Novos Baianos, Fafá de Belém, Daniela Mercury e atualmente se encontram na estrada ao lado de artistas como Ney Matogrosso, Elza Soares, Maria Gadú e Mariene de Castro. O grupo sobe ao palco do espaço cultural do Instituto Acqua, durante o Bazar VilaMundo, a partir das 14h.

Economia criativa

O Instituto Acqua, em parceria com o portal Catraca Livre, Cidade Escola Aprendiz e Cuponeria, mantém a iniciativa VilaMundo – uma plataforma que mapeia regiões para sugerir passeios culturais gratuitos ou com descontos especiais. Com ela é possível articular, conectar e divulgar ações que estimulem a economia criativa e o acesso à educação e atividades culturais.

Para integrar o projeto, foi criada a ‘Chave VilaMundo’ para cidades mais acessíveis, inteligentes e baratas. Quem utiliza a ‘Chave’ tem descontos em estabelecimentos parceiros da ação, como bares, restaurantes, lojas, galerias, casas de show e humor, salões de beleza e até coworkings. Com a Chave VilaMundo, o estabelecimento parceiro decide qual produto ou serviço quer disponibilizar, quanto quer oferecer de desconto e por qual período. O VilaMundo disponibiliza essa informação no site em forma de cupom, que os consumidores podem baixar pelo smartphone e apresentar no comércio.

Mais do que disponibilizar e divulgar o desconto, o VilaMundo trabalha na articulação do estabelecimento com atividades interessantes que acontecem nos arredores. A página virtual permite a consulta de vários locais que oferecem descontos culturais no Grande ABC e São Paulo. Além de reunir parceiros, é uma agenda cultural para as sete cidades da região e Capital.

Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.