Fotos aéreas de rios brasileiros ganham mostra gratuita


Até
21
de junho 2019
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
10h às 22h - domingo abre 14h

site:

Por: Redação | Comunicar erro

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com a Catraca Livre

O Atrium Shopping, em Santo André, recebe a exposição “Pelos Ares – 8.375 km de Rios”. A mostra apresenta imagens obtidas pelo piloto Lu Marini em suas expedições por alguns dos principais rios do País.

O público pode conferir este precioso conjunto de fotografias e vídeos, captados durante quatro anos, de 12 até 21 de junho.

Crédito: Lu MariniLu Marini é um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo

O piloto faz uma visita guiada com o público na abertura da mostra, dia 12, às 11h. A entrada é gratuita.

A mostra aborda princípios sustentáveis com o intuito de conscientizar o público sobre a importância da utilização correta dos recursos hídricos. Além disso, o piloto propõe que se pense sobre a preservação do meio ambiente, levando as pessoas a conhecerem a história e a vida das populações ribeirinhas.

Crédito: Lu MariniEncontro dos Rios Paranapanema e Paraná

As fotos e vídeos retratam a relevância dos rios, suas belezas naturais e as maneiras racionais de cuidar do meio ambiente. Além disso, o espaço está equipado com um simulador de realidade virtual para que os visitantes cheguem mais próximos da sensação de voar.

 

Projeto Rios

Em 2014, Lu Marini deu início ao Projeto Rios, sobrevoando toda a extensão de 1.100 quilômetros do Rio Tietê, o mais poluído do Brasil. No ano seguinte, o piloto decolou para sobrevoar o Rio São Francisco. Foram trinta dias e quase três mil quilômetros, documentando a situação atual de um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul.

Crédito: Lu MariniCanion do Xingó – Rio São Francisco

Em 2016, o desafio foi conhecer o rio mais limpo do estado de São Paulo, o Paranapanema, e mapear os focos de mosquito da dengue na região. Em setembro do mesmo ano, o desafio mais emocionante de sua carreira foi realizado ao sobrevoar toda a extensão do Rio Doce e acompanhar de perto o maior desastre ambiental da história e todos os problemas enfrentados pela comunidade ribeirinha.

Em 2017, o piloto sobrevoou um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia. Foram 25 dias sobrevoando as belezas de um rio explorado turisticamente e conhecendo histórias emocionantes de quem mora às margens do rio. Em abril deste ano, o piloto sobrevoou toda a extensão do Rio Tocantins.

Crédito: Lu MariniEncontro Carmo-Piranga, no Rio Doce

Lu Marini

Lu Marini é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade, em Popocatépetl, no México. Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil. Marini já realizou expedições pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce.

Compartilhe:

Tags: #Exposição #fotografia #Meio Ambiente #preservação #rios
Autor: Por: Redação