Grandes artistas dão curso GRÁTIS de música para jovens

Com o objetivo de formar uma orquestra em Rio Grande da Serra, no Grande ABC, o Projeto Primeiros Acordes, voltado a jovens de 14 a 21 anos, ainda recebe inscrições de interessados em ingressar no mundo da música ou aprimorar seus conhecimentos. Seis músicos da “Nômade Orquestra”, “Samuca e a Selva” e outras bandas ministrarão as aulas de instrumentos de sopro (madeiras e metais) e percussão. Moradores de qualquer cidade podem participar.

Músicos da “Nômade Orquestra”, “Samuca e a Selva” e outras bandas ministrarão aulas de instrumentos de sopro (madeiras e metais) e percussão no Projeto Primeiros Acordes
Créditos: Foto: Igor Preciso.png
Músicos da “Nômade Orquestra”, “Samuca e a Selva” e outras bandas ministrarão aulas de instrumentos de sopro (madeiras e metais) e percussão no Projeto Primeiros Acordes

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 7/1/2019, às segundas e quartas-feiras, a partir das 18h45, na antiga EMEB Profª Raquel Silveira Monteiro- local onde será ministrado o curso -, localizada na Rua José Maria Figueiredo, 435- Centro- Rio Grande da Serra. As aulas acontecem às segundas e quartas, das 19h às 22h. Todo último sábado de cada mês são promovidos ensaios abertos, das 9h30 às 11h30.

Durante nove meses, os inscritos no projeto aprenderão a tocar trompete, trombone, tuba, trompa, saxofone, clarinete, flauta, bumbo, caixa, pratos e alguns instrumentos de percussão tipicamente brasileiros. Para participar, não é necessário ter nenhum conhecimento básico em música.

Projeto nasceu de sonho de músicos do ABC

Montar uma grande banda para colocar em prática algumas das suas ideias musicais sempre foi um desejo dos instrumentistas e moradores do ABC: Bio Bonato (Nomade Orquestra, Samuca e a Selva, Otis Trio e Ba-Boom), Kiko Bonato (Saori&Tequila, Ba-Boom , Black Mantra, Samuca e a Selva e Buena Onda Reggae Club), Marco Stoppa (Tony Tornado, Universo Gafieira, Criolina, Elza Soares e Nomade Orquestra), Rafael Cab (Conde Favela, SPIO – São Paulo Improvisadores em Orquestra e trio com Luís Felipe Lucena, Rafael Cab e Luiz Galvão), Rodrigo Olivério e Victor Fão (Buena Onda Reggae Club, Nomade Orquestra e Samuca e a Selva).

Para concretizar este sonho, eles se propuseram a desenvolver uma metodologia própria no Projeto Primeiros Acordes. “Para nós, é muito importante trazer instrumentos e músicas do mundo deles para o nosso e vice-versa. Por isso, antes de começar a tocar, queremos ouvi-los. Essa troca professor-aluno é fundamental”, comenta Victor Fão, curador artístico do projeto.

A proposta do projeto é dar um impulso inicial na carreira de jovens músicos e mostrar que eles precisam continuar estudando para se tornar grandes instrumentistas.

“Nosso maior desejo é que esses alunos consigam ter a mesma visão em relação à música que tivemos quando éramos mais novos. Queremos extrair o melhor deles para que todos possam estudar e crescer na área, fazendo o legado musical perdurar”, conta Fão.

Saiba mais sobre o curso

As aulas acontecem duas vezes por semana, com duração de três horas cada, totalizando 24 horas mensais. No último sábado de cada mês, estão previstos ensaios abertos. Na metade e no final do curso acontecem apresentações ao público.

Ao longo do processo serão formadas três turmas com dois professores e 20 integrantes. Os responsáveis pelos metais são Marco Stoppa (titular) e Victor Fão. Nas madeiras, a dupla é formada por Bio Bonato (titular) e Kiko Bonato. Por fim, na percussão, os tutores são Rafael Cab (titular) e Rodrigo Olivério.

O Projeto Primeiros Acordes é uma parceria da Aprisco (Associação de Presbiterianos Para Inclusão Social e Comunitária em Defesa da Vida), Carbono 60 e Cult Cultura, com apoio da Prefeitura de Rio Grande da Serra e patrocínio exclusivo da Unipar Indupa.

Quer ficar por dentro das atividades culturais e cursos gratuitos ou baratinhos no ABC Paulista? Então siga o VilaMundo no Facebook.