Virada Cultural 2023: veja a programação da zona leste de SP

Vão rolar shows de Olodum, Baco Exu do Blues, FBC, Tasha e Tracie, Psirico e muito mais! Confira:

A Virada Cultural 2023 já tem data marcada e programação lindona espalhada por São Paulo. Na zona leste, o evento ocupa Itaquera, São Miguel Paulista, Penha, Cidade Tiradentes, além das unidades do Sesc. O rolê acontece entre os dias 27 e 28 de maio, sábado e domingo, das 18h às 18h, com entrada gratuita.

Virada Cultural 2023 tem Olodum na zona leste
Créditos: Magali Moraes
Virada Cultural 2023 tem Olodum na zona leste

Destaque para a programação do Palco Itaquera  com shows de Olodum, Baco Exu do Blues, Tasha e Tracie, MC Cabelinho e muito mais! Vale ainda chegar junto no Palco Cidade Tiradentes para ver O Kannalha e Pixote, e na Casa de Cultura São Rafael no forró delicioso de Anastácia e Mestrinho.

Ainda como parte dos shows da região, no Sesc Itaquera vai rolar Clube do Balanço, Grupo Triii e muito mais – confira aqui.

Palco São Miguel Paulista

Av. Dep. Dr. José Aristodemos Pinotti, 20

Vitor Fernandes
O cantor é um dos precursores do movimento do Piseiro e vem se destacando como uma das maiores estrelas do segmento.

Data: 27/05

Horário: 17:00

Sidoka
é um dos mais influentes trappers brasileiros da atualidade. Irreverente e carismático, o artista consegue se conectar com o público de forma única, transformando qualquer show em um espetáculo a parte. Na Virada Cultural não será diferente: além dos grandes hits, o “menino da luva” apresentará músicas inéditas do seu mais novo álbum “Sensitivo”.

Data: 27/05

Horário: 18:00

Protoje
Protoje, que já foi indicado ao Grammy LaƟno, vem ao Brasil após o lançamento do seu novo álbum “Third Time’s The Charm”. O show contará também com alguns de seus maiores sucessos, como “Who Knows” e “Rasta Love”.

Data: 27/05

Horário: 19:00

Simone Mendes
Simone Mendes estreou oficialmente sua carreira solo com o lançamento do EP “Cintilante”. As quatro primeiras canções inéditas são: “Erro Gostoso”, “Dois Fugitivos”, “Arruma a Mala” e “Amnésia do Beijo”. E, este repertório, já caiu na boca do povo!

Data: 27/05

Horário: 20:00

Adão Negro
Com seus 27 anos de carreira, o Adão Negro é uma das maiores expressões do Reggae Nacional. Em seus 09 discos gravados, eles possuem um vasto repertório com canções e letras que mesclam romances e ativismo social. A banda já tocou na maioria das grande capitais do Brasil e já dividiu o palco com grandes artistas nacionais e internacionais.

Data: 27/05

Horário: 21:00

Um show de Rock para Crianças – Queen Live Kids (infantil)
O espetáculo resgata as melhores músicas do lendário grupo de rock britânico Queen e exibe um show que diverte todas as gerações. Música, brincadeiras, contação de histórias, animações e muitas surpresas prometem encantar a criançada.

Data: 28/05

Horário: 11:00

Jonas Villar (gospel)
Paraibano radicado em Sa o Paulo, Jonas Vilar se consagrou na mu sica gospel nacional como pioneiro do sertanejo universita rio desse segmento.

Data: 28/05

Horário: 12:00

Clóvis Pinho (gospel)
Ele é um dos maiores nomes da música cristã no Brasil e um grande compositor, com letras reflexivas e que expressam sua forma intimista de ver e sentir Deus.

Data: 28/05

Horário: 13:00

Lucyana Villar
Sempre acompanhando as tendências da música sertaneja, a cantora e sua banda causam fervor por onde se apresentam. À frente do violão agita sua galera, com repertório variado, em que os grandes sucessos do momento se mesclam aos clássicos, pedido constante dos fãs.

Data: 28/05

Horário: 14:00

Roberta Miranda
Neste show, através de histórias e canções, ela conta a sua história de sucesso desde os tempos de crooner até ser consagrada pelo público a “Rainha da Música Sertaneja”. No repertório, canções que marcaram a vida de Roberta Miranda, como “Cálice” até o maior hino da sua carreira “Majestade o Sábia”.

Data: 28/05

Horário: 15:00

Di Propósito
O grupo convida a todos para curtirem juntos e cantarem seus maiores sucessos, como o hit Manda Áudio e muito pagode de primeira para abrilhantar o evento e tornar a festa e o movimento ainda mais bonito,promovendo cultura e arte aos munícipes.

Data: 28/05

Horário: 16:00

Dilsinho
Na Virada Cultural 2023 Dilsinho irá apresentar músicas de sucesso feitas ao longo da sua trajetória, que vem colecionando números impressionantes e marcas importantes para sua carreira.O sambista que é dono de muitos hits irá cantar sucessos como Péssimo Negócio, Pouco a Pouco, Trovão, Controle Remoto, Se quiser, Cansei de Farra, entre outros

Data: 28/05

Horário: 17:00

Casa de Cultura São Rafael

Rua Quaresma Delgado, 354

Anastácia – A Rainha do Forró
Conhecida como a Rainha do Forró, Anastácia traz seu show, amor ao pé de serra, músicas envolventes, cheias de história e reverência ao nordeste. Como cantora e compositora, em 65 anos de carreira Anastácia compôs diversos sucessos, entre eles, a canção ‘EU SÓ QUERO UM XODÓ”, que foi regravada por artistas como: Gilberto Gil, Dominguinhos, Ivete Sangalo, entre outros.

Data: 27/05

Horário: 17:00

Maskavo

Em 2023 Maskavo apresenta sua nova turnê “Terra Multicor”, para celebrar a retomada dos eventos presenciais nada melhor do que juntar a galera toda em um show especial com o melhor do repertório do Maskavo, as canções clássicas dos seus mais de 20 anos de carreira como “Um anjo do Céu” e “Asas”, e novidades recém saídas do forno como a recém lançada “Tocando em Frente”.

Data: 27/05

Horário: 19:00

Curumierê – Desperte a Criança em você
Celebrando através de nossa Ancestralidade Afroindígena brasileira as cosmologias da cultura tradicional popular pela cantiga de roda ao som dos tambores que cantam. Através da intervenção artística musicalizada combinada aos encantos da ciranda e cantigas de roda levando o povo ao brincar, celebrando e despertando nossas crianças externas e internas. Vem brincar de roda com a gente?

Data: 28/05

Horário: 10:00

Mestrinho
Mestrinho traz um repertório recheado de grandes clássicos do forró, canções autorais como Eu e você , Te faço um cafuné e além de releituras de grandes clássicos da música brasileira como Odara (Caetano Veloso) e Realce (Gilberto Gil).

Data: 28/05

Horário: 18:00

Mestrinho faz show na Virada Cultural
Créditos: Divulgação
Mestrinho faz show na Virada Cultural

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

R. Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sitio Conceicão

FBC
Criado nas batalhas de rima de Belo Horizonte, FBC é um artista com 16 anos de vivência no hip hop. Fundou a célebre DV Tribo junto com Djonga, Clara Lima, Coyote Beatz, Hot e Oreia.

Data: 27/05

Horário: 17:00

Cheiro de Fulô
Cheiro de Fulô conta a história do cangaço através da ótica feminina, mostrando o quão surpreendente foi a mudança no cangaço a partir do momento em que as mulheres adentraram o bando de Lampião. Em português e libras a cia narra a história com muita música e diversão.

Data: 28/05

Horário: 12:00

Haikaiss
Após sua turnê de despedida do Trap, passará pelo palco da Virada Cultural 2023, com seu Show de lançamento do álbum “O Retorno do Boombap” , que é um estilo de batida mais clássico do rap . Sua origem foi uma consequência da falta de equipamentos que os DJs tinham no começo do hip hop, o que acabou criando um estilo mais “seco”. Nas palavras do grande defensor do estilo, o MC e produtor KRS-One, o “boom” é o bumbo e o “bap” é a caixa, levando o melhor da sua apresentação ao público presente.

Data: 28/05

Horário: 13:00

Palco Itaquera

Av Nagib Farah Maluf, s/n (Conjunto Habitacional José Bonifácio)

Baco Exu do Blues
Baco Exu do Blues explícita memórias, amor e raiva em “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?” Terceiro álbum do cantor e compositor baiano traz participações de Gal Costa, Vinícius de Moraes (em Samples), Gloria Groove e Muse Maya.

Data: 27/05

Horário: 17:00

Baco Exu do Blues está na programação
Créditos: @exudoblues/Instagram
Baco Exu do Blues está na programação

Olodum
Formada pela ala de canto, harmonia e percussão, a banda Olodum mescla sonoridades diferentes baseada na musicalidade africana, calcada na percussão e em novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae e Forró.

Data: 27/05

Horário: 19:00

Mundo Bita
Com o bigode laranja mágico do Bita, as crianças são transportadas a um mundo de fantasia. Este é o pontapé inicial para o show do Mundo Bita: “A Semente da Diversão é a Imaginação”, e tem o objetivo de incentivar as crianças e suas famílias a explorarem o mundo maravilhoso da criatividade, com muita música e alegria.

Data: 28/05

Horário: 11:00

Aline Barros
Considerada uma das maiores cantoras de música cristã do Brasil, vem prestigiar e trazer luz ao palco da Virada Cultural 2023, prometendo contagiar o público com muita alegria e devoção. A artista cantará os seus sucessos que não saem da boca do povo, canções estas que encantam as famílias brasileiras sem distinção de idade.

Data: 28/05

Horário: 13:00

Tasha e Tracie
As Gêmeas Tasha & Tracie apresentam nesse show músicas do seus dois eps ” Rouff ” e ” Diretoria”, além de alguns singles que tem lançado nos últimos tempos. Músicas como ” Sou Má” singles com a cantora Ludmilla e “Pisando Fofo” singles com Gloria Groove, entre outros hits.

Data: 28/05

Horário: 15:00

MC Cabelinho
Cabelinho realiza o show da sua Turnê “Little Love”. O disco que foi lançado em Dezembro de 2022, e ganhou o posto de maior estreia de um álbum do gênero no país. Um disco totalmente autêntico e com uma pegada romântica, cada dia que passa o sucesso só aumenta.

Data: 28/05

Horário: 17:00

Palco Rio Ribeirão

Av Nagib Farah Maluf, s/n – (Conjunto Habitacional José Bonifácio)

tocam nesta, as mulheres são protagonistas.
Se fecharmos os olhos durante uma apresentação do Andrew Tosh, teremos a sensação de estar ouvindo a voz do seu Pai, Peter Tosh, tamanha a semelhança. E ao abrirmos os olhos, sua imagem nos faz imaginar que estamos diante de Peter, e ele está vivo.

Data: 27/05

Horário: 18:00

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
No novo álbum da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ), “MAIOR”, vamos ao encontro dos povos originários da América Central e da América Latina, bebemos das fontes do Caribe e do México, da música andina e do swing antenado do Belém do Pará, do samba reggae da Bahia, misturados ao Reggae e Ska jamaicanos. MAIOR,

Data: 27/05

Horário: 20:00

Kira Garcez
A cantora que veio dos circos e hoje canta seu sertanejo gospel, se apresenta pela primeira vez na virada cultural, trazendo os sucessos de uma vida inteira de glorificação a Deus.

Data: 28/05

Horário: 12:00

Grupo Bom Gosto
O show tem grandes sucessos como “A casa caiu”, “Curtindo a vida”, “Patricinha de olho azul”, “Brigar nã tá com nada”, “Agora perdeu” e conta também com sucessos de outros artistas como Legião Urbana, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Fundo de Quintal, Jota Quest, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e outros.

Data: 28/05

Horário: 14:00

Palco Cidade Tirandentes

Rua Inácio Monteiro, 6.900 – Conjunto Habitacional Sítio Conceição

O Kannalha
Dan Kannalha está com novo projeto e fará seu show na Virada Cultural 2023 com repertório muito eclético e pra cima com o famoso Pagodão Baiano & muito axé

Data: 27/05

Horário: 19:00

Pixote
O grupo Pixote vem com o novo DVD gravado em janeiro de 2023 ” PixoteTrintou”, comemorando 30 anos do Grupo, com participações como Thiaguinho, Péricles, Ludmila, Xand Harmonia, Belo, entre outros, relembrnado nde grandes sucessos da sua carreira.

Data: 28/05

Horário: 17:00

Casa de Cultura São Miguel

Rua Irineu Bonard, 169 – Vila Pedroso

Identidade & Tambor – 20 anos de Maracatu Porto de Luanda
Durante a intervenção, a Cia Porto de Luanda mostra seu repertório com composições criadas pelo grupo durante sua trajetória de 20 anos, além das músicas de domínio público.

Data: 27/05

Horário: 19:00

Blues Etílicos
É a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento. Desde meados dos anos 80, a banda vem produzindo uma extensa obra autoral, além de gravar homenagens às suas principais influências, tendo lançado dez CDs e um DVD.

Data: 28/05

Horário: 14:00

Dona Bernadete a Tulipa do Samba
Um show que viaja pela trajetória de um dos nomes mais importantes do samba Paulistano. São 45 anos de carreira e de precursionismo. Dona Bernadete foi a primeira mulher a puxar um samba-enredo no Anhembi, a primeira a integrar a ala de compositores das Escolas de Sambas de São Paulo e também a primeira mulher a assumir o cargo de diretora da ala de compositores da agremiação Unidos do Peruche.

Data: 28/05

Horário: 16:00

Palco Largo do Rosário

Largo do Rosário, S/N

O Brasil que Canta e Dança
Os indígenas do Brasil há séculos tem seus rituais de danças e os escravos africanos dançavam ao som de seus instrumentos. Estas danças são preservadas até hoje nas manifestações populares. Nas danças brasileiras nota-se grande diversidade cultural por causa da miscigenação do povo. Herdou-se o modelo europeu na concepção do calendário das festas tradicionais entrelaçando-se com as influências dos negros africanos e dos indígenas nativos, proporcionando ao país muitas festividades, apresentando vários elementos com sentido e significado, dentre eles, as músicas e danças que são a própria essência da manifestação popular, tornando-se importante pela sua tradição.

Data: 27/05

Horário: 20:00

Samba Lenço de Mauá
Samba Lenço é uma dança representativa da cultura africana. O filme de Quirino conta a história de Diogo, jovem integrante do grupo de tradição popular de Mauá, recebe de sua avó, uma das mestras do grupo, os objetos necessários para tocar o instrumento principal do samba: a zabumba Sete Léguas.

Data: 27/05

Horário: 20:00

Jongo de Guaratingueta
O grupo de Jongo da Associação Quilombolas do Tamandaré faz periodicamente reuniões do grupo, apresentações, participa das festas da comunidade, e mantém compromisso com a educação social, que implica em levar a cultura jongueira para todos os campos e estados de São Paulo e regiões do Brasil.

Data: 27/05

Horário: 21:00

Coletivo Batuque Urbano
O coletivo trabalha para contribuir com essa rica manifestação cultural, disseminando essa arte na qual cremos e damos valor à sua origem, história e tradição. Visando o repasse de conhecimento cultural para nossa sociedade, nos unimos a partir de um coletivo chamado Mobilize, situado na Vila Cisper, onde o Príncipe da Nação Estrela Brilhante do Recife, Jonathan Bernardino, filho da Rainha da Nação, Dona Marivalda, veio a São Paulo para trazer todo seu conhecimento sobre essa cultura.

Data: 27/05

Horário: 23:00

Adriana Farias
A cantora traz para o público um repertório ímpar, mesclando composições próprias com clássicos consagrados da música sertaneja, criando um elo entre o tradicional e o moderno, fazendo com que o público cante, dance e se emocione.

Data: 28/05

Horário: 10:00

Vera Bianca e Roda de Violeiros
A Sanfoneira e Violeira Vera Bianca, convida outras artistas do cancioneiro caipira para festejar com muita roda de Viola. Diferente das comuns rodas onde so os homens tocam nesta, as mulheres são protagonistas.

Data: 28/05

Horário: 10:30

Tonico e Tinoco
Tonico e Tinoco: Uma História Cantada foi elaborado para ser flexível podendo ser apreciado tanto em formato mais íntimista, com apenas os 3 idealizadores do espetáculo e masi dois músicos (uma viola adicional e sanfona).

Data: 28/05

Horário: 12:00

Congada de Santa Efigênia de Mogi das Cruzes
Em seus 80 anos de existência conta tem uma forte importância para a valorização da cultura popular, do movimento negro, e da resistência e luta da etnia. Quem comanda o grupo é a Mestre Laine, sendo a quarta geração com o foco em dar continuidade nesta tradição, Laine tem a honra de carregar o bastão de 187 anos de tradição familiar.

Data: 28/05

Horário: 15:00

Ana Cacimba Azeviche
“Azeviche”, o álbum de estréia da cantora, traz 9 músicas que misturam passado e futuro fundindo ritmos da cultura popular brasileira e latina com beats e elementos eletrônicos. O álbum faz analogia às pedras de cor escura e corpos pretos iluminando temas como a força das Yabás (orixás femininos),negritude, afetividade preta, mulheridades, ancestralidade e fé afro-religiosa.

Data: 28/05

Horário: 16:00

Casa de Cultura São Mateus

Rua Monte Mandira, 40 – Jardim Nove de Julho

Forró Delas
É o encontro das artistas Lis Ferraz e Vanessa Oliveira, levando pro palco uma junção do forró do sudeste e do nordeste do Brasil. Lis Ferraz é cantora e acordeonista da cidade de Campinas-SP e Vanessa Oliveira é cantora, instrumentista e compositora de Recife-PE. A banda é composta por 5 mulheres. Fazendo um evento especial para Virada Cultural 2023.

Data: 27/05

Horário: 12:00

Mental Abstrato & Lou Piensa
O show musical com participação do Mc franco-canadense Lou Piensa é uma experiência única de fusão de gêneros musicais e culturas. Com base no hip-hop e no jazz, a banda adiciona elementos eletrônicos e afro-brasileiros em sua música para criar um som original e inovador.

Data: 27/05

Horário: 17:00

Terreirão SP
Projeto musical itinerante formado pelos melhores sambistas de São Paulo, selecionados criteriosamente pelas suas experiências profissionais e individuais adquiridas em suas carreiras.

Data: 27/05

Horário: 19:00

Expressão Ativa
Expressão Ativa um dos grupos mais consagrados do rap nacional está de volta aos palco, cantando todos seus sucessos de todos os seus álbuns, “Ultimo Perdão”, Pacto, “Na dor de um Lagrima” e muito mais… Show produzido pelo Lider M PXIII vem com o feat do “Kayon” cantor remonado cantor de black music.

Data: 28/05

Horário: 18:00

Estação Itaquera do Metrô

Metrô Itaquera

Bia Doxum
Dona de um timbre belo e diferenciado, BIA explora o universo da música negra e se destaca no segmento do rap nacional. A artista traz em um show eletrizante o seu álbum ÀTÚNWA. Sua música decorre sobre temas contemporâneos, o cotidiano, o ancestral, o feminino, o afro, o sonho.

Data: 24/05

Horário: 17:20

Centro Cultural Vila Formosa

Laila Al Habash
Pela primeira vez no Brasil, Laila Al Habash e sua banda realizarão um show no dia 28 de maio, por ocasião da Virada Cultural. Sua participação é promovida pelo Instituto Italiano de Cultura e pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo.

Data: 28/05

Horário: 14:00

Casa de Cultura de Brasilândia

Praça Benedicta Cavalheiro

Samba no Asfalto
Grupo musical que atua há mais de 15 anos na promoção de apresentações musicais, oficinas e atividades culturais, através do coletivo cultural Projeto Samba no Asfalto.

Data: 27/05

Horário: 19:00

Quebrada Instrumentral
Quebrada Instrumental é a forma desuprir a necessidade que existia de ser inserida a música instrumental no gueto. Pensando nisso surgiu, fruto de uma parceria entre o tecladista kiko de sousa, o baterista doo wooper, o guitarrista nicolas carneiro e o baixista julio lino, esse projeto tão importante para a comunidade.

Data: 28/05

Horário: 12:00

Faraonika
Atravessado sobretudo pela cultura pop, hip-hop e baladas, Faraonika desenvolve-se em três eixos essenciais que são a música, a dança e o visual. Eclética e versátil, ela deixa sua marca registrada ao explorar de forma desinibida os universos do humor, do drama e do camp representados com excelência e organicidade em suas incomparáveis ​​apresentações musicais, tanto audiovisuais quanto cênicas.

Data: 28/05

Horário: 16:00

Centro Cultural Flávio Império

Rua Professor Alves Pedroso, 600

Duo Badulaque
Decolar, o novo show no Badulaque, é marcado pela interatividade e pelo clima divertido. As crianças são convidadas a refletir e questionar os temas das canções enquanto Julia e Daniel preparam figurinos, adereços e instrumentos inusitados para a próxima música.

Data: 27/05

Horário: 16:00

Centro Cultural Penha

Largo do Rosário, 20

Samba Lenço de Mauá
Samba Lenço é uma dança representativa da cultura africana. O filme de Quirino conta a história de Diogo, jovem integrante do grupo de tradição popular de Mauá, recebe de sua avó, uma das mestras do grupo, os objetos necessários para tocar o instrumento principal do samba: a zabumba Sete Léguas.

Data: 27/05

Horário: 19:00