Festival Mundial da Criatividade
Festival Mundial da Criatividade
Festival Mundial da Criatividade
logo

Festival Mundial da Criatividade

Você sabe o que é o Dia Mundial da Criatividade?

Confira 10 painéis para celebrar a data com tudo o que ela merece no Festival Mundial da Criatividade

A criatividade está presente em tudo aquilo que nós fazemos no nosso dia a dia – da confecção de um simples desenho ao desenvolvimento da mais avançada tecnologia. E o Dia Mundial da Criatividade surgiu justamente para celebrar essa capacidade humana – sem limites – de inovar!

A data foi originada em 2014 como uma oportunidade para que pessoas e organizações pudessem se encontrar para discutir os problemas atuais da sociedade e pensar em possíveis soluções para essas questões.


O Dia Mundial da Criatividade celebra a capacidade humana de inovar!
Créditos: Festival Mundial da Criatividade | DIvulgação
O Dia Mundial da Criatividade celebra a capacidade humana de inovar!

Na ocasião, o ativista e psicólogo Lucas Foster, fundador da ProjectHub, convidou o economista John Anthony Howkins, inventor do termo “economia criativa”, para participar de um evento no Brasil voltado ao tema. Esse encontro aconteceu no dia 17 de novembro, quando já se celebrava o Dia da Criatividade em Portugal.

Para se ter uma ideia da importância do trabalho de Howkins, seu livro pioneiro “Economia Criativa – Como ganhar dinheiro com ideias criativas”, publicado em 2002, foi responsável por impulsionar o crescimento desse setor que hoje é responsável por 7% do PIB mundial!

Mais tarde, em 2018, a ONU oficializou em seu calendário as comemorações ao Dia Mundial da Criatividade e antecipou a data para o dia 21 de abril. Desde seu surgimento, o evento anual organizado por Lucas Foster foi crescendo cada vez mais, espalhando-se para mais cidades no Brasil e no mundo.

Em 2022, esse encontro de mentes criativas passou a ser chamado de Festival Mundial da Criatividade e foi fundada a Organização Mundial da Criatividade, da qual Foster é diretor-executivo. Atualmente, o evento acontece em mais de 100 cidades brasileiras e em 12 países ao redor do mundo.


Festival Mundial da Criatividade

Neste ano, o Festival Mundial da Criatividade ocupa o centro de São Paulo com uma programação incrível de shows, palestras, workshops e outras atividades que discutem diversidade e inclusão, tecnologia, empreendedorismo, economia criativa e muito mais!

O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Mercado Livre e tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo.

Curtiu?! Então dá só uma olhada em 10 painéis para comemorar o Dia Mundial da Criatividade:

Diversidade, Tecnologia e Inovação, com Léo Kaufmann
Criatividade sem fórmula mágica, com Otavio Falcão
O poder da colaboração para a criatividade, com Fabio de Oliveira
A Democracia da Criatividade, com Filipe Cuvero
A potência da Criatividade preta e periférica, com Tiago Trindade
Criatividade Descentralizada, com Vinícius Villare
Ubunifu – a criatividade que nasce na diversidade, com Will Marinho
Comunicação Criativa, com Caetano Tona
O vínculo como impulso da criatividade, com Camila Holpert
Diversidade, Tecnologia e Inovação, com Léo Kaufmann

Nos dias

20/04 - 21/04
22/04

2023

consulte a programação

Grátis