10 coisas interessantes que você precisa saber antes de ir ao Japão

Imagino que pela distância e pelo fato de ser tão diferente, o Japão é um país que desperta um grande interesse em nós brasileiros. O blog Viagens Across the World feito por um casal que vive há mais de 8 anos no arquipélago conta para você 10 coisas importantes que quem quer conhecer esse país tão intrigante precisa saber.

 

1 – Você precisa de visto para entrar no Japão
Brasileiros precisam de visto para visitar o Japão e diga-se de passagem é bem chatinho de fazer, apesar de ser barato e sair rapidinho. Você precisará apresentar além do passaporte válido e formulário do consulado, uma foto, documento de identidade, um cronograma da sua viagem e uma cópia do seu imposto de renda. A duração do visto varia conforme o tempo que você for ficar, geralmente entre 15 dia e 1 mês. Porém você terá até 3 meses após a emissão para entrar no país.

2 – O transporte público é muito pontual
Seja trem-bala, trem ou mesmo um ônibus, ele estará na estação/ponto no horário indicado. E quando digo horário, me refiro ao horário exato, por exemplo 14:27. E não é mais nem menos, é 14:27 mesmo, ou seja, se você chegar 14:28 você provavelmente verá o trem/ônibus indo embora.

3 – Não se deve dar gorjetas nunca
No Japão dar gorjetas em qualquer lugar é considerado uma ofensa. Seja no táxi, no hotel, no restaurante, não importa, nunca se deve oferecer dinheiro como gratificação pelo serviço. Os japoneses pensam que todo mundo já ganha (e ganha mesmo) o suficiente para desempenhar aquela função e não é necessário pagar nada a mais por isso.

4 – Quase ninguém fala inglês ou falam um inglês incompreensível.
A grande maioria dos japoneses não fala inglês e os poucos que se aventuram falam de uma maneira muito diferente do normal. No Japão há uma versão própria do inglês que na prática só é compreendida por eles mesmos. Palavras como “thank you” se tornam “sankiyu”, “straight” se torna “sutoreto” ou ainda “table” que vira “teburu” por aqui. Então não se apegue tanto no inglês e use a língua universal dos gestos.

 

5 – Modernidade e tradição
Aqui ao mesmo tempo que encontramos vasos sanitários high-tech que aquecem, lavam e ainda tocam musiquinha tem também os vasos no chão em que a pessoa tem que agachar para usar. Onde quer que se vá se encontram máquinas de venda automática de refrigerantes ou de passes de trem,  mas indo um pouco para fora das grandes cidades se encontram barraquinhas de pequenos produtores rurais sem nenhum atendente. As mercadorias ficam na barraquinha onde há também uma latinha para colocar o dinheiro. Você pega o que quer e põe o valor escrito na mercadoria na latinha. Assim mesmo, na confiança.

6 – Segurança
É uma das melhores coisas que temos aqui no Japão. As 3 horas da tarde e as 3 horas da manhã não diferem em nada em termos de segurança, ou seja pode se andar de madrugada como se fosse de tarde. Claro que há exceções mas de um modo geral o Japão é país muito seguro. Perder a carteira e ser devolvida com tudo inclusive o dinheiro dentro, perder o celular e ser devolvido, até mesmo se perder dinheiro você tem grandes possibilidade de encontrar de novo.

7 – Sushis e sashimis não são comidas do dia a dia
Quem vem do Brasil sonhando em comer os sushis, temakis e cia todos os dias por aqui vai cair do cavalo duas vezes. Primeiro que aqui os sushis são muito diferentes dos que são servidos no Brasil. No Brasil é feita uma adaptação ao paladar brasileiro. Não existe temaki de salmão com cream cheese por aqui. E não é também uma comida do dia a dia. Há restaurantes populares que servem esses pratos que os japoneses costumam ir comer de vez em quando no fins de semana.

 
Créditos: Diego Sanches
 

8 – Estações do ano tão pontuais quantos os próprios japoneses e previsões do tempo confiáveis
Se no calendário marcar o início de alguma estação para aquele dia pode ter certeza que naquela semana o clima muda, ou esquenta ou esfria, ou aparecem flores ou folhas vermelhas do outono. As estações são bem marcantes, o verão é muito quente, o inverno muito frio, na primavera você verá flores incríveis em qualquer parte da cidade e no outono verá as típicas folhas vermelhas. Outra coisa curiosa é a previsão do tempo. Quando eu morava no Brasil me lembro que dificilmente dava pra confiar mas aqui no Japão quase todo mundo se programa conforme a previsão que raramente erra.

9 – Não passe tantos dias em Tokyo, foque em outras cidades para conhecer o verdadeiro Japão
Quando se pensa em Japão todo mundo pensa em Tokyo, mas a capital é tão moderna e cosmopolita que não difere tanto da maioria das capitais do mundo. Para conhecer o verdadeiro Japão é preciso viajar para cidades como Kyoto, a antiga capital, cheia de templos e de história ou Hiroshima, uma cidade que ressurgiu literalmente das cinzas.

10 – Hábitos, educação e outras cositas más
Isso vale para qualquer país que vamos vistar: respeitar mesmo sem entender. Falar ao telefone dentro de trem/ônibus é considerado falta de educação, mas é bem comum ver jovens sentados nos assentos preferenciais mesmo com idosos no local. Os idosos costumam ter um orgulho próprio e quase nunca aceitam se sentar se alguém levantar. Espetar o hashi (pauzinhos) no arroz é considerado uma falta de educação gravíssima, mas os japoneses chupam o macarrão fazendo aquele barulho desagradável é normal por aqui. É engraçado quando você esbarra em alguém muitas vezes a pessoa vai te pedir desculpa. Mas apesar de tudo o mais importante é respeitar e aprender as peculiaridades de uma cultura tão diferente da nossa, o que vai tornar a sua viagem muito mais interessante.

 

Para saber mais do Japão visite nosso blog Viagens Across the World, nosso Facebook e nosso Instragram.