10 dicas para um novo viajante!

Em parceria com Outsiders Brazil
07/03/2016 15:33 / Atualizado em 07/05/2020 02:30

Antes de partir é aquele mix de sentimento, uma euforia enorme: angústia de deixar amigos e família e sem contar aquela eterna sensação de estar esquecendo alguma coisa. Nunca sabemos se estamos fazendo tudo direitinho, mas a verdade é que não existe este ‘direitinho’. A melhor escola ainda é a estrada!

Pensando em diminuir essa sensação que aflige todo novo viajante, o blog Outsiders Brazil separou aqui 10 dicas importantes para todo novo viajante:

  1. A sua jornada conta com três diferentes viagens. O segredo é viver cada uma delas separadamente!

Você terá a fase 1 da viagem, aquela fase pré-partida: o momento do sonhar estudando as rotas e os custos, formando assim o planejamento. A segunda é a viagem em si: você com os seus pertences e a estrada, tudo isso misturado com os medos e planos. E a terceira viagem: a hora de retornar, de recordar tudo que viveu, da reflexão sobre o sonho realizado. Não deixe que nenhuma destas viagens interfira na outra. Viva uma fase de cada vez! Controle a sua ansiedade e se jogue nos mistérios da vida. Esteja atento às oportunidades do momento, mas não questione muito sobre o amanhã.

“Um bom viajante não tem planos fixos nem tampouco a intenção de chegar.” Lao-Tze

 
 


  1. Não se prenda aos guias de viagens ou avaliações nos sites. 

Guias de viagens são excelentes para dar uma boa perspectiva do lugar, mas geralmente constam os lugares mais turístico. As avaliações em sites como TripAdvisor também são boas para ter uma noção, mas não leve tudo ao pé da letra. Existem muitos viajantes que exageram nessas avaliações ou que simplesmente não estavam no seu melhor dia e decidiram descontar no estabelecimento. Faça as suas pesquisas, pondere de acordo com o seu estilo e descubra por você mesmo. Experimentar o novo faz parte dessa jornada!

“Viajar é a maneira mais agradável, menos prática e mais custosa de instruir-se.” Paul Morand

 
 

  1. Ria de você mesmo!

Viajar pode ser sinônimo de “se expor ao ridículo“. Você com certeza vai cometer vários erros, vai esquecer o passaporte, vai falar algo errado, vai confundir os horários… Não vai ter jeito, por mais que tenha feito um planejamento super detalhista – erros acontecem. Se prepare para quando este momento vir e simplesmente ria de você mesmo! Perdeu o ônibus? Relaxa, para tudo encontra-se um jeito! Não leve a vida tão a sério, saiba manter o bom humor! 

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir.” Amyr Klink

 
 


  1. Não tenha medo.

Você pode ficar nervoso ou sentir-se assustado. Mas você é tão capaz quanto qualquer outra pessoa e pode sim viajar o mundo! Há uma legião de pessoas boas lá fora e muitos viajantes para orientar e ajudar ao longo do caminho. Portanto, vá e se tiver medo vai com medo mesmo!

“Viajar não é deixar as nossas casas, mas sim deixar os nossos hábitos”. Pico Iyer

 
 


  1. Perca a timidez! 

Pare de se preocupar com o que as pessoas vão pensar de você, ninguém se importa se você fala bem o inglês, aliás todos sabem que esta não é a sua língua. Relaxe e converse com estranhos, basta dizer um oi e deixe a coisa fluir, isso vai abrir muitas portas. 

“A única coisa segura a fazer é se arriscar.” Mike Nichols

 
 


  1. Pegue o contato das pessoas durante a sua viagem. 

Adicione os novos amigos na sua rede social ou simplesmente pegue o e-mail deles. Procure manter o contato, você nunca sabe quando pode encontrar estas pessoas novamente e afinal de contas eles podem virar a sua próxima hospedagem grátis. Já fomos recebidos em casa de amigos do amigo do amigo… e a experiência foi ótima!

“Daqui a vinte anos, você não terá arrependimento das coisas que fez, mas das que deixou de fazer. Por isso, veleje longe do seu porto seguro. Pegue os ventos. Explore. Sonhe. Descubra.” Mark Twain

 
 

  1. Tente se envolver mais com os locais.

É com eles que você vai aprender mais sobre a cultura do país e garantir as melhores dicas da sua viagem! Muitas vezes as melhores experiências vêm do convívio com outras pessoas, mais do que as paisagens! Não fala a língua deles? Você pode tentar gestos ou apontar para um item… lembre-se: basta um sorriso para quebrar o gelo e iniciar uma boa amizade. Faça um trabalho voluntário caso encontre dificuldades de conversar com um nativo, além de fazer bem para você estará ajudando a outras pessoas.

“Se você deseja viajar longe e rápido, viaje leve. Deixe pra trás todas suas invejas, ciúmes, incapacidade de perdoar, egoísmo, e medos!” Glenn Clark

 
 


  1. Devagar gasta menos.

Não é uma boa ideia tentar visitar o máximo de lugares em um curto espaço de tempo. Quanto mais rápida for a sua viagem, mais dinheiro você vai gastar e mais cansado ficará. Isso é unânime entre todos os viajantes, portanto prolongue mais a sua estadia em lugares que valem a pena.

“O caminho é o que importa, não o seu fim. Se viajar depressa demais, vai perder aquilo que o fez viajar.” Louis L’Amour         

 
 


  1. Leve somente peças neutras na sua mala.

Você não terá tempo nem dinheiro para lavar roupas coloridas separadas de roupas brancas. Então acabará colocando tudo junto na máquina e corre o sério risco de ter todas as roupas manchadas. Todas as nossas roupas ficaram rosas depois de serem lavadas com uma calça vermelha da Paula.

“Viajar é trocar a roupa da alma.”  Mario Quintana

 
 


  1. Volte para casa quando quiser.

Você vai cansar de viajar. Quando isso acontecer tire dois dias ou mais para descansar, sem se preocupar com o museu, com o pôr do sol ou o evento tal.  Se ainda assim continuar de saco cheio, volte para casa por alguns dias… não tem problema nenhum em fazer isso. É bom recarregar as energias, matar saudade dos amigos, rever parentes e comer o prato favorito. Já já você sentirá vontade de partir de novo.

“Turistas não sabem onde estiveram, viajantes não sabem para onde irão!” Paul Theroux

 
 

Por fim: BOA VIAGEM! Se joga neste mundão porque viajar é enriquecedor, é conhecer você mesmo, é errar, é acertar! Aproveite porque nada é melhor que uma viagem bem vivida!!

O casal Paula Guimarães e Renan Baptista partiu de São Paulo em novembro de 2013 e desde então já visitou  39 países. Juntos eles criaram o projeto Outsiders Brazil com a intenção de inspirar outras pessoas e dando dicas em como viajar com baixo custo. Você pode acompanhar esta aventura pelo siteFacebook, Youtube ou Instagram.