10 motivos pra conhecer o Farol da Barra em Salvador

Ana Paulo Garrido, do Facebook.com/omelhor da viagem

Um dos cartões postais mais famosos e bonitos de Salvador, esse ano vai virar o point do verão. Sabe por quê?

Ele é pura história. Construído no século XVII, servia como forte de proteção para ataques invasores. O Farol ainda está em funcionamento, sua torre de 22 metros de altura e o museu náutico estão abertos e valem uma visita.


Acabou de passar por uma reforma onde toda a rua entre a praia do Farol em direção à praia do Porto, ganhou um super calçadão, com bancos para apreciar a paisagem e jogar conversa fora, além de muito espaço para o lazer, longe dos carros.
Fica numa localização privilegiada, num dos melhores bairros da cidade, e com uma vista de tirar o fôlego de quem olha do morro do Cristo em direção ao Farol, tendo ao fundo a ilha de Itaparica.
O mar tem tons de azul e verde, a praia é linda, limpa e sempre tem uma brisa gostosa.
Quando a maré está cheia, ela tem ondas perfeitas e fica cheia de surfistas.

E quando a maré está vazia, forma várias piscinas de água transparente e morna, que dá para ver os peixinhos nadando, o que é ótimo para quem tem criança.
De manhã até a noite tem gente de todas as idades caminhando, conversando, meditando ou simplesmente apreciando a bela vista do local.
Virou o lugar preferido na cidade para a prática de esportes como corrida, caminhada, bicicleta, skate e patins.
É por ali que começa a festa mais animada do mundo. O carnaval do circuito Barra – Ondina tem no Farol da Barra o ponto inicial da festa. Todos os blocos com trios e todos os artistas do axé como Claudia Leite, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Bel Marques, etc passam por lá.
10-Atrás do farol é o lugar mais incrível para assistir a um pôr do sol no mar. De tão bonito, o espetáculo costuma ser aplaudido no final!