10 razões para incluir Bonito na sua lista de viagens

07/03/2016 17:09 / Atualizado em 07/05/2020 02:30

Considerado o principal destino de ecoturismo no Brasil, Bonito (MS) é um verdadeiro santuário de belezas naturais majestosas. Muito além das flutuações e mergulhos nos rios de águas cristalinas, a cidade também oferece muitas outras atrações que agradam toda a família. Seja para os mais aventureiros ou para quem deseja experiências encantadoras no maior sossego.

O GuiaViajarMelhor.com separou 10 motivos para você incluir Bonito na sua próxima viagem. Confira:

1 – Flutuação em águas cristalinas

Uma das atividades mais procuradas da região são as flutuações nas águas cristalinas de Bonito, em meio a centenas de peixes coloridos. Essa prática pode ser realizada em diversas atrações, uma das mais procuradas é a Nascente Azul.

O passeio inicia em uma trilha de aproximadamente 2 Km, onde o visitante observa a diversidade de fauna e flora, tufas de calcário, bosques das figueiras e cachoeiras.

Antes da nascente os visitantes param em um deck para um treinamento do uso do equipamento snorkel. Após, seguem para a nascente onde é realizada a flutuação. A Nascente Azul fica a 29Km do centro de Bonito, sendo 22 Km de asfalto e 7Km de terra.

2 – Aventura: Boia Cross + Cavalgada

As atividade de aventura são outras atrações bem procuradas no destino. Para os aventureiros que desejam aproveitar toda a beleza do local com a adrenalina de atividades como o Boia Cross. O percurso é realizado em um dos trechos mais bonitos do Rio Formoso, com aproximadamente 1200 mts.

Durante a aventura, o visitante caminha aproximadamente 1700m passando por diversas paisagens, incluindo 3 corredeiras e 5 cachoeiras. A atração está localizada no Parque Ecológico Rio Formoso, um espaço que oferece diversas atividades de aventura como mergulho, cavalgada e flutuação.

3 – Aproveitar a beleza da região fazendo trilhas e conhecendo cachoeiras

O Parque das Cachoeiras abriga sete belíssimas cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, convidando os visitantes para um maravilhoso banho em suas piscinas naturais.

Os grupos têm tamanho limitado e são sempre acompanhados por um guia especializado em atrativos naturais. O parque também oferece um espaço com restaurante com pratos típicos e doces regionais, redário para relaxar, trilhas e um mirante surpreendente.

4 – Observar plantas e peixes que habitam o rio Sucuri

Ao chegar na Fazenda Barra do Sucuri, o visitante pode contar com toda uma infraestrutura de equipamentos e funcionários bem treinados sempre prontos para ajudá-lo. Tudo para você desfrutar das belezas que a natureza reservou nesse pedacinho à sua disposição.

A infraestrutura está voltada para o lazer: passeios, trilhas e a flutuação onde o visitante pode utilizar à vontade o Rio Formoso num trecho de 500 metros, onde estão instalados 03 decks e 06 escadas de acesso intercalados, proporcionando ótimos pontos para mergulho, observação de peixes e uma estrutura completa para o visitante aproveitar o que o lugar tem de melhor: água cristalina e natureza super preservada. Ainda conta com um bar e dois vestiários. O atrativo também disponibiliza uma área de lazer, espaço para jogos de futebol e vôlei.

Uma trilha de apenas 150 metros repleta da flora local, é seguida de um passeio de barco de 1,3 km pelo Rio Sucuri (o rio mais cristalino do Brasil) até o encontro com o Rio Formoso. Na volta, é só vestir a roupa de neoprene e soltar o corpo, que é levado pela suave correnteza da Barra do Sucuri durante a flutuação. Nesse trecho do rio a água é um pouco mais fria, mas há maior concentração de piraputangas.

 
 

5 – Conhecer um dos principais cartões postais do Brasil

A atração mais cobiçada de Bonito, a Gruta Azul foi descoberta por um índio Terena em 1924, a imensa caverna foi tombada pelo IPHAN e possui um magnífico lago de tom azul intenso. Para chegar até lá o visitante precisa descer 294 degraus.

A caverna também tem fósseis de animais pré-históricos como uma preguiça gigante (a idade estimada da gruta é de 10 milhões de anos). Nas partes da caverna estalactites e estalagmites formam desenhos curiosos que chamam atenção de quem visita a gruta.

Ninguém sabe exatamente a profundidade do lago, até hoje 87 metros é o máximo que um mergulhador já alcançou.

 
 

Veja a matéria completa aqui.