10 ruas com mais furtos de veículos em cada região de São Paulo
Com 96 casos de furto de veículo registrados entre janeiro e setembro, a avenida Mateo Bei, em São Mateus, foi a via que contabilizou a maior quantidade de crimes dessa natureza em toda a cidade de São Paulo ao longo dos três primeiros trimestres de 2015. Esse número representa uma média de uma ocorrência a cada três dias.
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da Polícia Civil do Estado de São Paulo obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à informação). A reportagem elaborou o ranking das dez vias com maiores quantidades de furtos de veículos registrados no período em cada uma das cinco regiões da capital paulista, totalizando informações relativas a 50 ruas e avenidas.
- De norte a sul: bares e restaurantes para ir em São Paulo
- 10 museus imperdíveis para visitar em São Paulo
- Lollapalooza 2024: 10 lugares para se hospedar em São Paulo
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
Levando-se em conta os furtos de veículos registrados na zona leste, a Mateo Bei contabilizou 43% de casos a mais do que a segunda colocada do ranking dessa região, a avenida Ragueb Chohfi. Também localizada em São Mateus, essa via registrou 67 ocorrências dessa natureza entre janeiro e setembro (uma a cada quatro dias, em média).
A terceira colocação do ranking da zona leste ficou com a rua Alvinópolis, na região da Vila Matilde, com 60 casos registrados no período. Paralela à Radial Leste, essa via abriga diariamente dezenas de carros estacionados de usuários do Metrô de São Paulo por ficar perto de duas estações da linha 3-vermelha: Vila Matilde e Penha.
O ranking das dez ruas e avenidas da zona leste com mais furtos de veículos registrados nos três primeiros trimestres do ano inclui ainda vias como a avenida Sapopemba, que corta vários bairros da região, com 53 casos registrados no período, e a avenida Afonso de Sampaio e Souza, que contorna o parque do Carmo, na região de Itaquera, com 42 ocorrências contabilizadas entre janeiro e setembro. (Veja o detalhamento desses dados no infográfico abaixo).
Barão do Bananal e Capote Valente lideram estatística na zona oeste
Diariamente tomada por veículos estacionados dos dois lados da pista, a rua Barão do Bananal, na região da Pompeia, registrou 54 furtos de veículos entre janeiro e setembro, o que fez dela a campeã de ocorrências dessa natureza na região este ano.
Os trechos dessa via mais utilizados por motoristas que estacionam os seus veículos na rua são os próximos a locais de grande circulação de pessoas, como o Sesc Pompeia e o Bourbon Shopping. Nessa região, há ainda hospitais e outros comércios de grande porte, como supermercados.