4 passeios imperdíveis no lado argentino das Cataratas do Iguaçú
No roteiro de quatro dias em Foz do Iguaçú, reservamos um dia inteiro para conhecer o lado argentino das Cataratas e listamos os quatro passeios que você não pode deixar de fazer quando estiver lá.
O esquema do lado argentino é um pouco diferente do brasileiro. Chegando no parque é preciso pegar um trem na Estação Central que possui duas paradas: a Estação Cataratas e Garganta do Diabo.
Atenção ao horário de saída do trem! Eles não passam toda hora, e perder algum significa ficar parado por um bom tempo esperando o próximo.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
1 – Paseo Superior
O “Passeio Superior” fica na primeira parada do trem (Estação Cataratas). São 650 metros de caminhada em uma ponte de ferro que passa por quedas das cachoeiras. Paramos diversas vezes para tirar fotos e ficar apreciando a beleza daquele lugar. Lindo demais!
É o passeio mais tranquilo, apenas de caminhada plana.
2 – Garganta do Diabo
Descemos na última estação para conhecer a tão famosa Garganta do Diabo. Ainda é preciso andar cerca de 2 km por uma ponte de ferro construída literalmente dentro da natureza, passando por cima do rio, árvores e pedras. A caminhada é um pouco longa, mas os jacarés e tartarugas que ficam nas pedras do rio, os quatis caminhando ao seu lado e as muitas árvore e borboletas deixam tudo mais bonito!
É surpreendente quando você chega perto da queda: muita água, muita pressão, muito barulho, muita natureza! Demais! Mal conseguimos ver a cachoeira, de tanta “fumaça” causada pela pressão da água!
3 – Paseo Inferior
Decidimos fazer o passeio até a Isla San Martin, e para isso, era preciso passar pelo “Passeio Inferior”. O início da caminhada também fica na Estação Cataratas, primeira parada do trem. Há placas no caminho indicando a direção e essa caminhada é um pouco mais puxada que as outras, com muitas escadas. Passamos por diversos pontos lindíssimos, com visuais incríveis das Cataratas. O Arco – íris estava sempre por perto para deixar tudo ainda mais bonito!
4 – Isla San Martin
Sensacional. Para chegar até a Isla San Martin, vá pela trilha do paseo inferior até chegar na placa indicando a Ilha. É preciso atravessar o Rio em um barquinho fornecido pelo parque mesmo. Em 5 minutos, o barco te deixa em uma “praia” e ali já tivemos uma visão maravilhosa das quedas. Mas calma, que o melhor estava por vir.
Para chegar até o mirante é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos. A trilha é, na verdade, uma escadaria, com uns 200 degraus. Se você tem um bom condicionamento físico, vai fazer em até menos tempo.
Chegando no topo, podemos parar em vários “Mirantes”, mas o mais lindo de todos é o San Martin. Ficamos pertinho de várias quedas, uma mistura do verde das plantas, com o branco das quedas, céu azul e arco íris. A natureza impressiona, e depois de alguns minutos ali, você se sente mais leve, com uma paz interior boa demais!
Veja aqui dicas de onde se hospedar e os melhores restaurantes de Foz do Iguaçú.
Veja aqui mais dicas sobre os passeios do lado argentino das Cataratas