5 atrações imperdíveis em Dubrovnik, a pérola do Adriático

15/09/2015 13:14 / Atualizado em 06/05/2020 23:57

Segundo o Wikipedia, George Bernard Shaw foi um “dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista”. Confesso que não conheço nada da sua obra, mas descobri que em 1929, ao visitar Dubrovnik, o irlandês foi muito feliz ao cunhar a seguinte frase: “Se querem ver o paraíso na terra, venham a Dubrovnik”.

Shaw não poderia ser mais assertivo. A cidade croata tem todos os requisitos de paraíso: comida de excelente qualidade, praias belíssimas, pessoas incríveis e natureza em abundância.

Desde que comecei o planejamento da minha viagem de volta ao mundo, tinha a certeza de que deveria incluir Dubrovnik no roteiro. Em seis dias na cidade, tive a chance de visitar seus principais pontos turísticos.

Separei cinco para quem um dia gostaria de conhecer a cidade chamada de “pérola do Adriático”.

 
 

As muralhas da cidade antiga

Construídas no século X, as muralhas da cidade antiga de Dubrovnik encantam já de longe os visitantes que avistam a cidade, seja por terra ou por água.

Os números impressionam: com quase 2 quilômetros de extensão e 25 metros na parte mais alta, os muros possuem 3 metros de espessura na zona voltada para o mar e 6 metros do lado terrestre, com enormes torres e fortalezas em cada um dos quatro cantos, que tinham o objetivo de proteger a cidade. Hoje, é considerada a muralha medieval mais preservada da Europa.

 
 

A Fortaleza de Lovrijenac

Ao comprar o ingresso para percorrer as muralhas, o visitante também tem o direito de conhecer a Fortaleza de Lovrijenac, que está localizada próxima ao Portão Pile, no lado oeste da cidade antiga. A construção imponente foi erguida em apenas 3 meses (segundo documentos da época) sobre um enorme rochedo com 32 metros de altura. Em tempos de guerra, protegia a entrada ocidental da cidade por terra e pelo mar.

Na entrada principal da fortaleza, a sugestiva frase em latim chama a atenção: “Non bene pro toto libertas venditur auro”, que significa “A liberdade não se vende nem por todo o ouro do mundo”.

Acesse o site do Projeto Tripnova e conheça os outros três lugares que você não pode deixar de conhecer ao visitar a cidade croata