5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros
No coração do Brasil, no distrito de Alto Paraíso de Goiás, São Jorge é o principal destino para quem deseja conhecer a Chapada dos Veadeiros. Localizada a 256 km de Brasília, a vila fica no mesmo paralelo que Macchu Picchu e está em cima de uma gigantesca pedra de quartzo, uma das formações geológicas mais antigas do planeta, o que reforça a crença de uma vibração energética especial no local.
Atualmente o lugar virou um destino místico, refúgio de comunidades alternativas de artistas, hippies, intelectuais, e de muita gente em busca de caminhos espirituais. Veja aqui como chegar em São Jorge.
A vila teve a sua povoação iniciada por volta de 1912 devido ao garimpo dos cristais de quartzo. Com a crise no garimpo, a região passou a ser descoberta por sua incrível beleza natural, e em 1961 ocorreu a implementação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
Com uma população de 600 habitantes, a vila concentra suas atividades em receber turistas. A alta temporada na Chapada dos Veadeiros ocorre na época de estiagem (maio-setembro), tendo seu ápice no mês de julho, quando São Jorge recebe o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Um encontro anual que reúne diversos grupos de cultura tradicional popular de todo o país e uma aldeia multiétnica com índios de diferentes partes do Brasil.
São Jorge possui muitos atrativos naturais para agradar a todos os gostos. Além do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a vila possui várias maravilhas da natureza ao seu redor. Hoje, nós do Casal só Viagem, resolvemos listar cinco cachoeiras imperdíveis da vila de São Jorge.
Vale da Lua
Um dos pontos mais visitados da Chapada dos Veadeiros é o Vale da Lua. Localizado a 2 km de São Jorge pela rodovia GO-239, o Vale da Lua é um dos atrativos mais próximo, ideal para quem está a pé. A entrada custa 10 reais por pessoa, e seu acesso é muito fácil.
O conjunto de formação rochosa com aparência de uma paisagem lunar, é escavado pelas corredeiras de água transparente do rio São Miguel, onde se formam belíssimas piscinas naturais. Este é o Vale da Lua! Por ser um local muito visitado, o ideal é chegar cedo para pegá-lo vazio.
Raizama
Outra cachoeira perto de São Jorge é a Raizama. Localizada a 6km da vila, dentro de uma fazenda que possui um bar muito maneiro com um palco cheio de fotos de lendas do rock e instrumentos livres para quem quiser tocar, o acesso a Raizama também custa 10 reais. Com diversos pontos para banho, a Raizama é diferente, porém muito bela. Situada quase que dentro de um cânion, com poucas partes recebendo sol, a cachoeira tem um charme particular e é um lugar ideal para fazer rapel.
Morada do Sol
Seguindo a estrada que leva à Raizama, um pouco mais à frente, está a Morada do Sol. Como de praxe, a entrada era 10 reais. Através de uma trilha leve de 1800m sendo quase toda ela plana, acessamos as piscinas naturais. Aconchegante! Esta é a palavra para Morada do Sol. As pedras margeiam o rio, te convidando para um banho de sol ou um simples descanso. Suas pequenas cachoeiras com água transparente fazem do lugar totalmente relaxante. Ideal para famílias e crianças.
Vale das Pedras
A 5km de São Jorge, o Vale das Pedras é um rio paradisíaco onde se formam inúmeros poços cristalinos. Sem a necessidade de fazer trilha, foi o único atrativo de graça durante a viagem. Apesar do fácil acesso, locomover-se dentro do rio não é mole não. Vencer suas pedras é um desafio dolorido. Mas apesar de tudo, o Vale das Pedra é um lugar muito lindo, com diversas “hidromassagens” naturais. Muito agradável!
Cachoeira do Segredo
Uma das trilhas mais longas da Chapada dos Veadeiros, a cachoeira do Segredo está a 14 km de carro de São Jorge. Uma estrada acidentada que cruza vários riachos e mais uma caminhada de 2 horas numa trilha de 6 km (só ida) cortando o rio São Miguel diversas vezes por dentro de uma mata densa, te levam a esse paraíso.
Uma preciosidade! Escondida no meio da mata, por isso do seu nome, a cachoeira do Segredo tem um paredão de mais de 100m de altura e sua água escorre como um véu de noiva formando um gigante poço calmo e gelado. A cachoeira só recebe luz do sol no mês de outubro, ou seja, a água é realmente muito fria.
Curtiu o post? Então não deixe de compartilhá-lo e seguir a gente no Facebook, Twitter e Instagram, temos muitas dicas legais pra dar.