5 comodidades que o novo passaporte brasileiro deve trazer
Novo modelo, com maior prazo de validade, já está sendo emitido
Agora, o passaporte brasileiro passa a ter validade de 10 anos (antes, era de cinco). A Polícia Federal e a Casa da Moeda começaram a emitir o novo documento, que custará R$ 257,52 –uma elevação de 65% no valor. No caso de solicitações urgentes, o custo ainda maior: R$ 334,42.
Apesar do preço bem mais salgado, a mudança tem lá suas vantagens. Para ajudar a esclarecer o assunto, a agência de intercâmbio Descubra o Mundo listou 5 comodidades que o novo passaporte brasileiro deve trazer.
1 – Ser mais seguro
- Santa Catarina vai ganhar grande complexo inspirado na Amazônia brasileira; saiba tudo aqui
- Portugal sem perrengue: o que um brasileiro precisa saber para viajar
- O que há de novo em Lisboa neste outono?
- Livro traz a ancestralidade da culinária popular brasileira e alerta sobre os perigos da crise climática para a humanidade
Novos itens de segurança foram implementados – como criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital – para dificultar falsificação. Além disso, houve modificações na capa e na imagem fluorescente para aumentar a durabilidade.
2 – Permitir mais rapidez durante fiscalizações
Com o novo modelo, o Brasil passa a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que, segundo o governo, tende a agilizar a verificação de autenticidade do passaporte em postos de fiscalização.
3 – Desafogar pedidos de expedição e renovação
De acordo com o Ministério da Justiça, o aumento da validade do passaporte brasileiro deve desafogar o sistema de expedição e renovação. O país estava enfrentando um acúmulo de pedidos, que será aliviado com a mudança.
4 – Igualar validade do passaporte com validade dos vistos
No Canadá, a validade do visto é igual a do passaporte (ou seja, a partir de agora, de dez anos); nos Estados Unidos, a validade do visto já era de dez anos, o que significa que os brasileiros não precisarão mais carregar dois passaportes ao viajarem para lá. Isso acontecia quando a validade do passaporte expirava (em cinco anos) e a do visto norte-americano não. Veja o passo a passo de como o tirar visto para os Estados Unidos.
5 – Poder acumular mais carimbos de viagens
Por fim, um passaporte de 10 anos de validade possibilita muitos e muitos carimbos. Se você é desses, apegado a lembranças de viagens, vai curtir a mudança.
Vale lembrar que o passaporte antigo continua sendo aceito normalmente. Aqueles que têm o modelo anterior podem esperar até a data do vencimento para renová-lo em qualquer posto da Polícia Federal. Se tiver dúvidas sobre o processo, clique aqui para entender como tirar o passaporte. Providencie o documento o quanto antes e Descubra o Mundo.