5 passeios imperdíveis que simbolizam os 25 anos da queda do Muro de Berlim

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Neste fim de semana, a Alemanha comemora os 25 anos da queda daquele que foi o muro mais conhecido da história recente da Europa.

Conhecido como ícone da Guerra Fria e um dos maiores símbolos ideológicos de controle sobre uma nação, o Muro de Berlim dividiu a cidade, entre 1961 e 1989, sob a administração soviética.

O site Viagem em Pauta selecionou cinco atrações turísticas em Berlim que homenageiam aquela construção.

1 – Galeria a céu aberto

Conhecida pela mutante arte de rua, Berlim celebra o muro na East Side Gallery, galeria a céu aberto situada no trecho mais longo e ainda preservado do Muro de Berlim.

 
Créditos: Picasa
 

Localizado às margens do rio Spree, o local abriga 1.316 metros de comprimento com trabalhos pintados sobre o muro por quase 120 artistas de mais de 20 países. SAIBA MAIS

 

2 – Vida cotidiana

Dois excelentes museus da capital alemã relembram a vida cotidiana, durante os anos sob administração soviética.

 

A exposição permanente de 600 m² do Vida cotidiana na DDR conta, desde novembro de 2013, com um acervo com mais de 800 objetos originais que podem ser vistos em cenográficas réplicas de ambientes socialistas como casas, estabelecimentos comerciais e escritórios militares da época.

Já o premiado DDR Museum é um museu interativo dedicado à República Democrática Alemã (DDR, sigla em alemão para Deutsche Demokratische Republik).

 

O local é dividido em áreas temáticas com jogos e objetos que podem ser manipulados pelos próprios visitantes. Basta abrir uma das portas de algum armário original do período socialista, por exemplo, para informações históricas e curiosidades da época saltarem aos olhos do visitante.

3 – Carros nostálgicos

Esses é um dos mais inusitados passeios dedicados aos anos socialistas, em Berlim.

 

A bordo dos simpáticos carrinhos compactos da era socialista, os veículos Trabant, o visitante faz um city tour guiando seu próprio Trabi, como também eram conhecidos esses carros de baixo custo produzidos na antiga Alemanha Oriental.

wp-image-746300
O Mauer Park é a primeira parada dos tours de bicicleta que seguem o antigo percurso do Muro de Berlim[/img]

No roteiro, paradas em marcos históricos relacionados ao Muro de Berlim como o turístico Checkpoint Charlie, o Berlin Wall Memorial e o Mauer Park, parque que ainda guarda um trecho do muro com suas paredes grafitadas. SAIBA MAIS

 

5 – Hotel socialista

Os anos de divisão da cidade podem ser sentidos não só em atrações turísticas nas ruas como também em um curioso hotel com decoração original que remete aos anos soviéticos.

 

O Ostel Hostel abriga 33 quartos decorados com objetos originais da época como telefones, rádios, lustres e livros socialistas. SAIBA MAIS