5 templos que você não pode deixar de conhecer no Egito

07/05/2015 15:59

Quando a gente pensa em conhecer o Egito logo vem na mente as famosas pirâmides, a Esfinge, o rio Nilo… Mas o Egito é muito mais que isso. Estivemos no Egito por uma semana e visitamos 4 cidades. Tivemos uma verdadeira aula de história! Descobrimos templos muito bem preservados que faz a gente voltar no tempo. Construções milenares e enigmáticas que mexem com o nosso “racional” e “emocional”. Por isso, nós (Drê e Kito) do blog Na vibe trips selecionamos aqui 5 templos que você não pode deixar de conhecer quando for ao Egito!

Grande Templo de Ramsés II
Grande Templo de Ramsés II

 Grande Templo de Ramsés II

Situado na região de Núbia a aproximadamente 300 km de Aswan, O grande templo de Abu Simbel (Ramsés 2º) é um dos mais conservados do Egito e para muitos, um dos mais bonitos. Nós estávamos bastante ansiosos, pois pelo que tínhamos pesquisado anteriormente o templo era mesmo impressionante. A entrada custou 127 LE e incluía todo o complexo com os dois templos e o Lago Nasser.

Foi construído originalmente no século 13 a.C. por ordem do faraó Ramsés II em sua própria homenagem. Atualmente fazem parte do Patrimônio Mundial da Unesco. Realmente é magnífico e podemos dizer que concordamos com aqueles que consideram este templo como um dos mais belos do Egito. As fotos são permitidas somente da parte exterior, que, em nossa opinião, é a mais bonita também. A entrada contava com quatro estátuas gigantescas do faraó, porém uma delas foi destruída, segundo o guia, por um terremoto. Dentro do templo, as câmaras, as pinturas e estátuas estão muito bem preservadas.

Templo de Isis
Templo de Isis

 Templo de Isis

Como está situado na Ilha de Philae, o interessante é que só tem acesso de barco. Nós nem esperávamos muita coisa desse templo, mas foi um dos mais bonitos. Pagamos 60 LE e entramos por um portão que dava num píer onde estavam diversos barcos ancorados. Entramos em um deles (pagamos mais 5 LE de “gorjeta” ao barqueiro) e seguimos em direção ao templo.

O caminho já é lindíssimo, belíssimas montanhas rochosas cortam o rio Nilo e o sol estava somando à beleza do lugar. Um clima super agradável e os “clicks” das máquinas fotográficas já começaram ali. Quando ancoramos… Uaw!!!! O Templo era simplesmente fantástico. Algumas partes estão muito bem preservadas. As construções são de 305 a 30 a.C. Segundo nosso guia, as partes mais danificadas, na verdade, teriam sido “raspadas” por sacerdotes cristãos a fim de impor a religião.

Colunas gigantescas do Templo de Karnak
Colunas gigantescas do Templo de Karnak

 Templo de Karnak

Os Templos de Karnak são um enorme complexo belíssimo, com mais de 100 colunas gigantescas, situado em Luxor – East Bank. O local, segundo nosso guia, era um santuário dedicado a Amon, Mut e Khonshu. Ali aconteciam sacrifícios para o Deus Amon-Rá. Trata-se do maior templo do Egito, porém este seria uma mescla de vários templos em um só, o que explica os mais de mil anos de construções e reconstruções e que terminaram por volta de 360 a.C. O templo foi descoberto somente com escavações que ocorreram em meados do século 18. A entrada custa 80 LE.

Templo da Rainha Hatshepsut
Templo da Rainha Hatshepsut

Templo da Rainha Hatshepsut

Templo da Rainha Hatshepsut encontra-se na cidade de Luxor. Hatshepsut foi a única mulher que governou o Egito como um autêntico Faraó, tanto que sua tumba fica no Vale dos Reis e não no Vale das Rainhas.  A vista do templo enquanto você caminha em sua direção é impressionante. Sua imagem quase que se funde a enorme encosta ao qual ele está apoiado.

A fileira de estátuas dispostas no terraço superior e a belíssima escadaria na sua entrada parecem cenários de um filme! Uma curiosidade é que as estátuas da rainha a retratam como um homem para impor o respeito de um faraó. Nesse as fotos são permitidas tanto na parte externa como dentro do templo. Mas a parte externa é mais impressionante. A entrada custa 50 LE.

Templo de Luxor
Templo de Luxor

Templo de Luxor

Este, obviamente, situado em Luxor é muito interessante já que concentra vestígios de várias épocas. Encontramos construções características das épocas faraônica, greco-romana, islâmica. Segundo nosso guia, durante a época de Amenófis 3º aconteciam festivais com música e dança e que estão retratados em pinturas egípcias ainda presentes nas paredes do templo. Pagamos 30 LE.

Para saber mais informações e nosso roteiro completo acesse “Na vibe trips”.