7 coisas que você tem provar em Santiago

Vai viajar para Santiago do Chile? O blog Nós no Chile montou uma listinha básica com 7 coisas que você tem que experimentar na capital chilena.

1 – Empanadas

Em primeiro lugar disparado, as empanadas. São muito famosas aqui no Chile e fácil de encontrar em qualquer lugar. Preparadas com farinha de trigo, elas são assadas e se parecem um pouco com o nosso pastel assado. Os sabores são variados, os mais típicos são de pino e queijo. Vou explicar o que é pino: um recheio de carne picada, cebola, azeitona preta e ovo cozido e as de queijo geralmente tem a massa folhada.  Algumas são tão grandes que servem como almoço. Na tradicional cidade de Pomaire, tem umas gigantes.

Empanadas
Empanadas

2 – Vinho chileno

O Chile já ocupa a quarta posição mundial na produção de vinhos, (dados da OIV de 2013) é um país com território estreito, (cerca de 180 km de largura), e muito comprido, (média 4.300 km de comprimento). Está situado entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas.  Os vinhos chilenos são famosos por sua qualidade e variedade de vinhedos que produzem vinhos tintos e brancos. Mesmo sendo fácil de provar em qualquer restaurante, o que vale mesmo é conhecer o processo de produção numa deliciosa visita a uma vinícola. Nós no Chile já esteve em várias: Santa Rita, Undurraga, Cousiño Macul, Concha Y Toro, Casa Silva, Casas del Bosque e Emiliana. Os posts podem ser conferidos no blog.

Vinhos chilenos - cada um melhor que o outro.
Vinhos chilenos – cada um melhor que o outro.

 3 – Mote Con Huesillo

O mote com huesillo é um tipo de bebida bastante doce, um suco de pêssego com grãos de trigo (mote) no fundo do copo, pêssego desidratado (huesillo) e um pouco de canela. Recomenda-se tomar bem gelado.  É servido em copo de 400 ou 500ml com uma colher para comer o mote e o huesillo. É tradição tomá-lo na visita ao Cerro San Cristóbal. Os vários ciclistas que sobem o Cerro todos os domingos não descem sem tomar a bebida. Assim como é o açaí para nós brasileiros, o mote com huesillo também é um excelente repositor de energia.

Mote con Huesillo
Mote con Huesillo

4 – Pastel de Choclo

O pastel de choclo é um prato que faz parte da culinária chilena, feito a base de milho, recheado com carne picada, frango, ovos cozidos, azeitonas e passas. É um pouco parecido com a nossa pamonha. Tudo é preparado em um prato de argila e depois levado ao forno para assar e gratinar uma fina camada de açúcar que é colocado por cima.

Pastel de choclo
Pastel de choclo

5 – Pisco Sour

O pisco sour é uma versão preparada com pisco, uma aguardente de uva que contém entre 35° e 40° de teor alcoólico, ou seja, é uma bebida docinha, gostosa, mas muito forte. O consumo do pisco sour é tradicional em Santiago e em todo Chile. O mais famoso é preparado com suco de limão, mas há outras versões com outras frutas, como manga, morango e maracujá. Está presente em todos os cardápios, então não deixe de provar. Há também uma outra combinação que é a popular “piscola”, uma mescla de pisco e coca cola. Esta eu ainda não provei.

Pisco sour
Pisco sour

6 – Torta Tres Leches

Como o próprio nome já diz é uma sobremesa elaborada com três tipos de leite: leite, doce de leite e leite condensando, com cobertura de merengue. É a sobremesa (postre) mais tradicional aqui no Chile, fácil de encontrar em qualquer cafeteria. É muito gostosa, mas para o meu gosto é um pouco doce demais, vale provar.

Torta Três Leches
Torta Tres Leches

7 – Suco Natural de Chirimoya

Chirimoya é originária do Equador , mas é muito cultivada aqui no Chile. A fruta tem o formato de coração, a casca verde clara e o polpa branca, bem parecida com a nossa graviola.   O suco é delicioso, bem encorpado, cor branca e com um pouco de acidez. Geralmente os sucos aqui são bem doces para o meu gosto. Em todo restaurante há o suco no cardápio.

chirimoya2
Olha aí a Chirimoya

Compartilhe: